As moscas comuns que aparecem na nossa casa são apenas uma das várias espécies desse inseto existentes no mundo. Para ser mais preciso, existe mais de 1,2 milhão de tipos de mosca no planeta. Devemos ter muito cuidado com as moscas, porque eles são grandes transmissores de doenças.
Você sabia que uma única mosca pode transportar cerca de 1 milhão de bactérias em seu minúsculo corpo? Isso mesmo, 1 milhão de bactérias! Elas absorvem essas bactérias de todos os lugares contaminados aonde vão e pousam, como matéria fecal, locais de eliminação de lixo, alimentos podres, etc.
Não é preciso que uma mosca toque ou pique seu corpo para transmitir essas bactérias. Basta um leve contato delas com alimentos que se encontram expostos na sua cozinha ou mesa de jantar para que deixe bactérias e outras ameaças na comida.
Quando você come esses alimentos, seu corpo recebe todas as bactérias e sujeiras levadas pela “inocente mosquinha” e a consequência podem ser doenças como disenteria, febre tifoide, diarreia e cólera.
A melhor maneira de se proteger contra doenças transmitidas por moscas é manter a casa limpa e os alimentos cobertos. Sujeira orgânica como fezes, alimentos em decomposição (frutas, carne, etc.) e doces são o que mais atraem moscas para nossa casa.
Portanto, mantenha a sua casa limpa. Também armazene os alimentos de forma adequada, não deixando-os expostos, destampados. Além desses cuidados, existem boas receitas caseiras e naturais para ajudar a nos livrar das moscas.
Como fazer os repelentes caseiros:
Os repelentes caseiros para ambientes podem ser usados na forma de spray, borrifando nos locais em que o mosquito possa entrar como janelas e portas, ou ser utilizado em aparelhos eletrônicos no ambiente. Algumas opções de repelentes caseiros e naturais para ambientes são:
1. Inseticida de vinagre de maçã:
O vinagre de maçã é bom para eliminar moscas porque elas são atraídas pelo cheiro de qualquer coisa que fermenta. As moscas não resistem ao cheiro dele, especialmente quando você o aquece um pouco.
Ingredientes:
- Meia xícara de vinagre de maçã;
- 1 pote de vidro de boca larga sem tampa;
- 1 funil ou papel para improvisar um.
Modo de Preparo:
- Aqueça o vinagre de maçã.
- Coloque dentro do vidro o vinagre de maçã aquecido.
- Ponha o funil na boca do vidro com o lado estreito dentro do recipiente.
- Depois, ponha o frasco onde as moscas são vistas com maior frequência.
- As moscas são atraídas pelo cheiro de vinagre e entram no vidro através do funil.
Uma vez dentro, elas ficam presas, pois não conseguem entender que podem sair pelo mesmo buraco por onde entraram.
2. Inseticida de cravo-da-índia:
Um exemplo de repelente caseiro para moscas é colocar cravos-da-índia espetados na metade de um limão. O cravo da índia possui propriedades que irritam os insetos e estas propriedades ficam mais evidenciadas em contato com estas frutas cítricas.
Ingredientes:
- 10 g de cravo-da-índia;
- 1 limão.
Anotado? Agora vamos aprender como fazer o repelente de cravo-da-índia.
3. Inseticida de leite e pimenta:
Outra receita muito legal.
Você vai precisar de:
- Meio litro de leite
- 1 quarto de xícara de açúcar demerara
- 4 colheres (sopa) de pimenta-do-reino moída
Modo de Preparo:
- Despeje o leite em uma panela.
- Adicione o açúcar e a pimenta ao leite.
- Deixe cozinhar por 10 a 15 minutos.
Agora pegue alguns pratos rasos e despeje um pouco desta solução de leite e pimenta em cada um deles. Espalhe esses pratos em sua casa, especialmente nas áreas onde as moscas aparecem frequentemente. As moscas são atraídas por essa preparação e rapidamente se afogam nela.