Eu Nunca Imaginei que 1 QUIABO Pudesse Fazer Tudo Isso Pela Saúde!

PUBLICIDADE

O quiabo é um dos alimentos mais desprezados pelo brasileiro. Ao falar nesse legume, muitas pessoas pensam logo na “baba” que ele solta durante o cozimento e em seu gosto não muito saboroso. Mas é justamente essa substância que contém muitos dos benefícios do quiabo.

Aliás, sem ela, esse alimento perde muito de sua identidade e de seu sabor. Além disso, o quiabo é um alimento muito comum na culinária típica de Minas Gerais e Bahia, com pratos tradicionais como o frango com quiabo e o caruru. Com uma coloração verde, possui formato cilíndrico com superfície lisa ou rugosa.

O sabor é bastante suave, levemente adocicado e combina bem com outros ingredientes mais picantes. Mas, por ter uma textura viscosa (a famosa “baba”) algumas pessoas evitam esse alimento.

Esse legume é fonte de fibras, vitamina A, C, B6, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio. Além disso, o quiabo é pouco calórico – há cerca de 22 kcal em 100 g do alimento cozido – também é rico em água e contém ainda uma pequena quantidade de proteína (1,8 g).

PUBLICIDADE

Benefícios do quiabo:

Essa combinação de nutrientes faz com que o consumo regular de quiabo contribua com a saúde e até mesmo previna algumas doenças. Veja detalhes dos benefícios.

  • Controlar os níveis de colesterol, por conter fibras solúveis, que diminuem a absorção de gorduras no intestino;
  • Controlar os níveis de açúcar no sangue, devido ao seu baixo teor de carboidratos e alta presença de fibras;
  • Ajudar a emagrecer, por conter poucas calorias e ser rico em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade;
  • Melhorar o trânsito intestinal, devido à sua elevada presença de fibras;
  • Reduzir o estresse e ajudar a relaxar, por ser rico em magnésio;
  • Manter a saúde dos ossos, por ser rico em cálcio;
  • Prevenir anemias, por conter ácido fólico.

Para obter esses benefícios, deve-se incluir o quiabo na rotina alimentar, podendo ser incluído em sopas, refogados, sucos e saladas.

Como consumir o quiabo:

O quiabo deve ser consumido preferencialmente em preparações cozidas, assadas ou grelhadas. Recomenda-se evitar a preparação frita. É um ingrediente usado em pratos típicos como frango com quiabo, caruru (cozido de quiabo com camarão) e costelinha de porco.

Mas também pode ser adicionado no preparo de saladas frias com tomate, por exemplo. Outra forma é refogar com tomate e cebola. Para quem gosta de inovar na cozinha, o quiabo pode fazer parte de sopas, risotos, farofas e acompanhar arroz e peixes. Na África, as folhas, os brotos e as flores de quiabo também são consumidos.

PUBLICIDADE

Uma dica para quem não gosta da “baba” do quiabo: evite picá-lo para que ele não solte esse tipo de gel. Para não correr esse risco também é possível mergulhar o quiabo em suco de limão. Na hora de comprar um quiabo é importante escolher um vegetal firme ao toque e evitar os muito enrugados e escuros nas extremidades.

Contraindicações do quiabo:

O quiabo, em geral, apresenta apenas benefícios. Os malefícios são poucos, mas existem. De acordo com estudos, há uma relação entre o consumo excessivo do quiabo e atrofia muscular. No entanto, além disso, muito pouco foi encontrado a respeito de possíveis malefícios desse legume.

PUBLICIDADE

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *