Como Limpar Piso de Madeira!

PUBLICIDADE

Você tem piso de madeira na sua casa? Hoje vamos ensinar a forma adequada para fazer a limpeza, sem prejudicar o material. Assim, você pode manter seu lar sempre bonito e agradável!

Charmoso, o piso de madeira deixa o ambiente confortável e combina com vários cômodos, indo da decoração rústica até a mais sofisticada. É um material nobre, e, justamente por isso, requer cuidados especiais para garantir a sua beleza, durabilidade e características originais.

Como limpar piso de madeira:

Antes de colocar a mão na massa, ou melhor, na limpeza, você precisa saber que o piso de madeira exige cuidados especiais. A delicadeza na hora de limpar é decisiva para a durabilidade do revestimento.

Assim, é possível evitar, por exemplo, arranhões e desgastes nas tábuas, que prejudicam a estética do material e do seu ambiente. Para começar, vamos entender o que você pode usar na hora da limpeza. Veja só algumas dicas:

PUBLICIDADE
  1. Use uma vassoura ou aspirador de pó: escolha uma vassoura de cerdas macias para a limpeza diária. Use-a para varrer todo o espaço, retirando o pó acumulado. Uma alternativa de como limpar o piso de madeira é usar uma vassoura elétrica ou um aspirador de pó. Assim, o processo se torna mais prático e rápido.
  2. Aplique um pano úmido e outro seco: depois de tirar o pó, opte por um pano úmido, para eliminar de uma vez a sujeira do ambiente. Na limpeza diária, opte por usar somente água. Já na faxina semanal, vale umedecer o pano com um desinfetante diluído.

Lembre-se que você sempre deve usar dois panos. Além do úmido, usado para remover a sujeira, passe um segundo pano macio e limpo, para secar o piso. A umidade é nociva para a madeira. Portanto, jamais deixe o piso úmido.

O que não pode usar na limpeza do piso de madeira:

Para aprender como limpar piso de madeira, você também precisa saber o que não pode usar na limpeza e na manutenção. Confira três dicas:

  1. Produtos à base de silicone não devem ser usados: eles podem deixar o piso com manchas criando camadas de difícil remoção. Deixando de usá-los você poupa trabalho e evita dor de cabeça.
  2. Evite usar produtos altamente abrasivos: água sanitária, esponja de aço e saponáceos também são prejudiciais para o piso de madeira. Além de riscar o chão, eles podem acelerar o desgaste e acelerar a perda de brilho.
  3. Aplique ceras somente nos pisos com indicação de uso: nem todo tipo de piso de madeira aceita bem a cera. Por isso, verifique as orientações do fabricante antes de aplicar. Lembre-se que além de deixar o chão escorregadio, a cera cria uma camada que pode dificultar a limpeza com o tempo.

Como tirar manchas do piso de madeira:

O produto mais indicado para remover manchas do piso de madeira é o detergente. Confira abaixo como aplicar:

  • Prepare uma mistura de água morna com detergente. A quantidade total dos produtos irá depender do tamanho do local manchado;
  • Esfregue com um pano ou escova de cerdas macias;
  • Agora utilize outro mano úmido para tirar o excesso de sabão;
  • Finalize com um pano seco.

Com que frequência limpar o piso:

A dica é varrer o piso diariamente e realizar a limpeza pesada uma vez por semana. Dessa forma, sua casa estará sempre limpa e seu chão bem cuidado. Para você e sua família permanecerem seguros e afastar a sujeira do seu lar, reforce a limpeza com as dicas a seguir:

PUBLICIDADE
  • Limpe as maçanetas das portas e interruptores com álcool;
  • Use cloro ou desinfetante em cozinhas e banheiros;
  • Lave toalhas semanalmente;
  • Deixe os sapatos usados fora da casa.

Quer saber mais sobre limpeza de chão de madeira? Então conheça outros produtos de limpeza que não danificam a madeira.

PUBLICIDADE

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *