Benefícios da Romã que Você Precisa Conhecer!

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Seja in natura, como suco ou chá, a romã é uma fruta muito fácil de ser consumida. A romã é uma fruta com propriedades medicinais, conhecida no mundo inteiro e utilizada há diversos séculos, devido aos seus nutrientes e melhora da saúde. Mas você sabe em que condições esta fruta pode ajudar? Então, acompanhe este artigo e conheça os benefícios da romã!

Benefícios da romã:

Os principais benefícios da romã para a saúde são:

  • Diminuir a pressão arterial: É isso mesmo. Pessoas que sofrem com hipertensão podem ter uma redução significativa na pressão arterial após consumirem suco de romã diariamente.
  • Melhorar a saúde do estômago: A casca da romã, além de suas folhas, são usadas para problemas digestivos, como a diarreia. A dica é beber um chá feito à base de suas folhas ou, até mesmo, na forma de suco.
  • Tratar a disfunção erétil: O suco de romã ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, o que pode ajudar homens que sofrem com problemas de disfunção erétil, sendo uma ótima opção de remédio natural.
  • Melhorar a saúde do coração: O suco de romã, ingerido regularmanete, sem açúcar ou outros aditivos, é ótimo para manter o bom fluxo de sangue no corpo. Isso diminui consideravelmente os riscos de problemas no coração, como ataques cardíacos e derrames, por exemplo.
  • Ajudar no tratamento de diabetes: O suco de romã pode ajudar a diminuir a resistência à insulina e reduzir o açúcar no sangue. Inclusive, a fruta é usada como remédio natural para diabetes na Índia.
  • Melhorar a saúde do cérebro: Principalmente em mulheres em fase de menopausa, o consumo da fruta ajuda a superar sintomas relacionados à depressão. Ainda em relação às funções cerebrais, a Romã também melhora as funções cognitivas, reduzindo a possibilidade de desenvolver a doença de Alzheimer.
  • Reduzir a pressão arterial: Os antioxidantes presentes na romã promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e ajuda a prevenir a pressão alta em quem ainda não tem a doença.
  • Proteger contra doenças orais: Quer um sorriso bonito? Coma romã! O sumo da fruta, juntamente com as suas propriedades anti-bacterianas e anti-virais, ajudam a reduzir os efeitos da placa bacteriana e protege contra várias doenças orais.
  • Combater a artrite: A artrite é uma inflamação das articulações. E como já dissemos, a romã possui um potente efeito anti-inflamatório que pode ajudar a prevenir a doença. Além disso, o extrato de romã pode ajudar a bloquear as enzimas que danificam principalmente as articulações.
  • Evitar doenças do coração: O suco da romã é rico em compostos com ações anti-inflamatórias e antioxidantes, que aumentam os níveis de colesterol bom, o HDL, no sangue, prevenindo algumas doenças do coração, como infarto, arritmia e aterosclerose.

Além dos benefícios para a saúde, a romã ainda tem poucas calorias, é rica em antioxidantes e é fonte de fibras, ajudando no controle da fome, na eliminação do excesso de líquido corporal e na perda de peso.

Como consumir romã:

Como toda boa fruta que se preze, a capacidade e versatilidade de consumo da romã gera diversas possibilidades culinárias. Desde crua, ao natural, comida integralmente, com casca e sementes, em formas de chás e sucos ou, até mesmo, acompanhando saladas e doces, o alimento pode potencializar ainda mais seus nutrientes quando unidos a outros bons ingredientes.

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Como fazer o chá de romã:

As partes que podem ser utilizadas para fazer o chá da romã são a casca, o caule, as folhas e as flores.

Ingredientes:

  • 10 gramas da casca da fruta;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  1. Para fazer o chá da romã, é só ferver 1 xícara de água em uma panela e adicionar 10 gramas da casca da fruta, desligando o fogo em seguida e abafando a panela por 10 a 15 minutos.
  2. Após esse período, deve-se coar e beber o chá morno de 2 a 3 vezes por dia.

Além do chá, também pode-se utilizar o suco de romã, que é feito apenas batendo 1 romã com 1 copo de água no liquidificador e bebendo em seguida, de preferência sem adicionar açúcar.

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Como fazer o suco de romã:

O suco de romã pode ser tomado sem adoçar, de preferência pela manhã, antes ou durante o café da manhã. Para potencializar o seu efeito, pode-se adicionar suco de 1/2 limão e 1 rodela de gengibre.

Ingredientes:

  • 1 romã;
  • 1 copo de água;
  • Adoçante ou açúcar a gosto.

Modo de preparo:

  1. Corte e abra a romã ao meio.
  2. Em seguida, coloque-a em um recipiente grande com água.
  3. Retire as sementes da fruta debaixo d’água – elas ficarão ao fundo, enquanto a membrana amarela ou branca flutuará.
  4. Descarte a casca e as membranas que sobraram.
  5. Coe a água das sementes e, leve para o liquidificador até que estejam bem moídas.
  6. Depois disso, basta coar os pedacinhos menores das sementes que sobraram e pressionar, para extrair o máximo de sumo possível.
  7. Por fim, transfira para um copo e adicione água e açúcar/adoçante a gosto.

Efeitos colaterais da romã:

O consumo da casca e do caule da romã em grandes quantidades é tóxico e pode causar efeitos colaterais como náuseas e vômitos ou ainda uma grave intoxicação, que pode levar à morte por parada respiratória.

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Por segurança, a romã não é recomendada para crianças menores de 2 anos. Assim como deve ser evitada a ingestão por gestantes, mulheres que amamentam e pessoas que tenham gastrite, já que pode irritar o estômago.

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