Iremos falar hoje sobre os benefícios e propriedades proporcionados pelo consumo da mandioca em nossas refeições. A mandioca é um tubérculo também chamado de macaxeira ou aipim, originário da região tropical da América, fácil de preparar e muito barato. Veja agora os benefícios da mandioca:
Benefícios da mandioca:
Por conter boas quantidades de fibras, além de vitamina C e carotenoides, os principais benefícios do consumo da mandioca para a saúde são:
- Acelerar na perda de peso: A mandioca tem ótimas quantidades de amido resistente e fibras, nutrientes que diminuem o tempo de digestão, e, por isso, a mandioca ajuda a prolongar a saciedade, diminuindo a fome ao longo do dia e auxiliando na perda de peso.
- Ajudar no controle da diabetes: A mandioca pode ajudar no controle da diabetes, porque contém fibras e amido resistente, que ajudam a diminuir a velocidade de absorção do açúcar, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
- Melhorar a energia e disposição: Por conter alto teor de carboidratos, o aipim ajuda a melhorar a energia e disposição por longos períodos do dia, sendo uma ótima opção especialmente para pessoas que praticam atividades físicas ou que gastam muita energia durante o trabalho, como no caso de pedreiros, carteiros, trabalhadores rurais e coletores de lixo.
- Prevenir doenças cardiovasculares: A mandioca possui boas quantidades de fibras, compostos que reduzem a absorção de gordura dos alimentos, ajudando a diminuir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, prevenindo doenças, como infarto, aterosclerose e derrame.
- Melhorar a digestão: O amido resistente, presente em boas quantidades na mandioca, equilibra a flora intestinal, melhorando a digestão e ajudando na prevenção de situações, como gastrite e úlceras.
- Prevenir alguns tipos de câncer: Por conter boas quantidades de vitamina C, flavonoides, carotenoides e vitamina A, compostos com ação antioxidante, a mandioca ajuda a combater o excesso de radicais livres e fortalecer o sistema imunológico, auxiliando na prevenção de alguns tipos de câncer, como intestino, estômago e mama.
- Melhorar o humor: O amido resistente presente na mandioca promove o equilíbrio das bactérias benéficas do intestino, favorecendo a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela regulação e melhora do humor e bem estar geral.
Além disso, a pectina e as beta-glucanas, fibras presentes na mandioca, ajudam a hidratar e facilitar a eliminação das fezes, evitando, assim, a prisão de ventre.
Como consumir a mandioca:
A mandioca pode ser consumida cozida, como acompanhamento de outros alimentos, como ovos, carnes e saladas, no café da manhã, lanches, almoço ou jantar. Além disso, o aipim também pode ser usado para preparação de bolos, purês, sopas, caldos, ou ainda assado, como chips.
É importante que ressaltar que a mandioca não deve ser consumida crua, porque esta forma contém ácido cianídrico, um composto presente especialmente na mandioca da espécie conhecida como “brava”, e que pode causar intoxicação, gerando sintomas, como náuseas, vômitos, convulsões, falta de ar e, em casos mais graves, pode levar a óbito.
Contraindicações da mandioca:
A mandioca é nutritiva, barata e deliciosa. É excelente para quem tem poucos recursos. Deve ser consumido sempre cozido. A razão para isso é que este vegetal contém cianeto que é dissolvido após o cozimento.
Agora, cuidados especiais devem ser tomados com a mandioca amarga, pois contém componentes tóxicos; níveis de cianeto ou ácido cianídrico que requer um processo mais extenso do que o simples cozimento. A mandioca amarga pode ser letal.
A mandioca doce e amarga são muito parecidas, portanto, se após 20 minutos de cozimento estiver dura ou com gosto ruim, não deve ser consumida.