Depois de Saber Isso, Você vai Querer Consumir Beterraba Todos os Dias!

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A beterraba é uma raiz muito utilizado na culinária de todo o mundo. Esse vegetal é muito versátil, podendo ser consumido cru ou cozido, em receitas doces e salgadas. Há quem faça apenas salada de beterraba e quem a inclua em tortas, sucos, em vitaminas e em sopas.

Saiba que você sempre aproveita os vários benefícios da beterraba, independente do modo que a consome. Mas antes de, simplesmente, começar a comer porque faz bem, saiba um pouco mais sobre esse tubérculo suculento e de um roxo vivo, tão saboroso e saudável.

Para começar, seu nome científico é Beta vulgaris, cultivado pela primeira vez pelos povos romanos. Veja agora quais são suas propriedades nutricionais, benefícios à saúde, cuidados ao consumir e receitas para experimentar.

Benefícios da beterraba:

Os principais benefícios que a beterraba poderia trazer para a saúde são:

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  • Previne problemas no fígado e nos pulmões, já que evitam o dano oxidativo das células hepáticas, podendo ter benefício em caso de hepatite, câncer de fígado e para evitar o acúmulo de gordura no fígado;
  • Controla o colesterol e protege o coração, porque contém antioxidantes e e fibras, principalmente celulose, que ajudam a reduzir da absorção de colesterol no intestino;
  • Previne o envelhecimento precoce, já que contém elevados níveis de vitamina C e betalaínas, que funcionam como potentes antioxidantes e ajudam a proteger as células do dano oxidativo causado pelos radicais livres;
  • Diminui a pressão arterial, pois contém nitratos que ajudam relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação sanguínea;
  • Melhora o rendimento do treino, já que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, permitindo que mais nutrientes cheguem aos músculos;
  • Fortalece o sistema imune, pois contém vitamina C e zinco, composto que aumentam a produção das células de defesa do organismo;
  • Previne e combate anemia, por conter ferro e vitaminas do complexo B e vitamina C;
  • Mantém a saúde dos músculos, pois contém potássio e cálcio, que são importantes para a manutenção de fibras musculares saudáveis;
  • Mantém a saúde dos olhos e previne cataratas, pois contém vitamina A que é importante na manutenção da saúde ocular.

Além disso, a beterraba poderia também ajudar a manter a saúde do cérebro, já que melhora o fluxo de sangue no cérebro e diminui o risco de alteração cognitiva.

Como consumir a beterraba:

A beterraba é consumida com bastante frequência ralada em saladas ou cozida. Pode também fazer parte de diversas receitas como sopas, bolos, refogados e suflês.

Para quem gosta de variar, é possível incrementar as receitas e incluir o vegetal em lanches naturais e massas. O suco de beterraba é bastante popular e pode ser consumido com outras frutas como laranja para potencializar os benefícios.

Na hora da compra, opte por beterrabas frescas, sem sinais de deterioração. Ela precisa ser firme e não pode estar amassada ou opaca. A beterraba cozida pode ser congelada, pois mantém o sabor e a textura.

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Contraindicações da beterraba:

Na maioria das vezes, comer beterraba não causa efeitos colaterais ou riscos à saúde. Um detalhe importante é que consumir o legume regularmente pode alterar a cor da urina ou das fezes, por causa do pigmento do alimento. Mas é algo temporário e que não causa problema.

Quem tem pressão baixa ou toma medicamentos para pressão alta precisa checar com o médico se há alguma contraindicação em consumir o alimento regularmente e qual é a quantidade adequada.

Além disso, quem tem pedras nos rins precisa evitar consumir em excesso, uma vez que a beterraba possui oxalatos, o que pode aumentar o problema de saúde.

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