Melhores Alimentos Laxantes Para Combater a Prisão de Ventre!

PUBLICIDADE

O laxante ajuda amolecer fezes e melhorar os movimentos intestinais. O laxante é recomendado para o tratamento e prevenção da constipação, um problema digestivo muito comum. A constipação faz com que as pessoas façam menos de três evacuações por semana e as fezes são duras e difíceis de passar.

Os alimentos podem ajudar como um laxante natural, pois contém uma boa quantidade de fibras e água. Além de utilizar os alimentos que funcionam como laxante natural, devemos beber muita água durante todo o dia. Na verdade, é importante beber água suficiente quando ingerir alimentos ricos em fibras, como a linhaça.

Caso contrário, aumentando a ingestão de fibras, especialmente, quando você ainda não está acostumado, pode causar desconforto gastrointestinal. Portanto, os alimentos podem ser usados como laxante natural e ajudar o seu intestino funcionar de maneira correta.

Alimentos laxantes para combater a prisão de ventre:

Aqui, temos sugestões dos melhores alimentos que funcionam como laxante natural. É só conferir!

PUBLICIDADE

Linhaça:

A linhaça é um bom laxante natural. Além disso, a semente de linhaça é rica em ácidos gordos ômega 3 e fibras que promovem um sistema digestivo saudável. Também ajuda manter lisa a passagem do alimento através do intestino.

Misture 2 colheres de sopa de linhaça moída em um copo de água e, em seguida beber. Você também pode adicionar no seu cereal matinal ou iogurte natural. Beber a linhaça duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, antes de dormir.

Ameixa:

A ingestão regular de ameixas garante evacuações espontâneas e melhora a consistência das fezes. As ameixas são ricas em fibras insolúveis que ajudam manter a regularidade intestinal. Você pode comer as ameixas ou fazer suco para o tratamento de prisão de ventre.

Coma 6 ameixas secas por dia. Outra opção é beber 1 xícara de suco de ameixa em jejum e outra antes de dormir.

PUBLICIDADE

Aloe vera:

O gel de aloe vera tem poderosas propriedades laxantes. Na verdade, o látex seco do revestimento interno da folha da aloe vera é um dos principais ingredientes de laxantes orais. Esta propriedade laxante auxilia a digestão e melhora os movimentos intestinais.

Além disso, o gel de aloé vera contém mais de 75 nutrientes, incluindo minerais, vitaminas, aminoácidos, fitonutrientes, enzimas e, é claro, água que ajudam a tratar a constipação. Adicione 2 colheres de sopa de gel de aloe vera para um copo de água ou suco de frutas e bata no liquidificador. Beber em jejum, todas as manhãs.

Óleo de rícino:

O óleo de rícino, feito a partir da mamona, é um conhecido laxante natural. Lubrifica o intestino sem absorver a umidade das paredes intestinais. Isto ajuda na eliminação das fezes previne a constipação.

No entanto, o óleo de rícino deve ser utilizado com moderação, pois o seu uso em excesso pode danificar o intestino, músculos, nervos e tecidos. Misture 1 colher de chá de óleo de mamona em um copo de suco de laranja. Para crianças use ½ colher de chá. Beber em jejum.

PUBLICIDADE

Mulheres grávida ou se estiver amamentando e menstruadas não devem usar o óleo de rícino. Além disso, não tomar o óleo de rícino sem falar com o seu médico, caso esteja tomando alguma medicação, pois pode interferir na ação de alguns medicamentos.

Mamão:

O mamão tem grandes propriedades laxantes. Contém uma enzima chamada papaína que ajuda a digerir proteínas no intestino grosso. Comer mamão papaia depois das refeições é benéfico, pois, rico em proteínas, ajuda na digestão.

Além disso, tem um teor elevado de água e fibras insolúveis e, é rico em nutrientes, como as vitaminas A, C e E. Coma ½ mamão por dia, de preferência, pela manhã.

Figos:

Os Figos são outro alimento que tem um efeito de laxante natural. Tantos frescos ou secos, tem propriedades laxantes que ajudam tratar a constipação e manter os movimentos intestinais regulares. Além disso, eles são ricos em fibras, o que promove a digestão.

Coma de 2 a 3 figos frescos com a sua pele. A pele contém a maioria das fibras e, também o cálcio. Se comer figos secos, deixe mergulhados na água por alguns minutos antes de comê-los.

Maçã:

Tanto a fruta como o suco agem como laxante natural. A maçã é rica em fibras que ajuda amolecer fezes. Também contém pectina, que estimula os movimentos intestinais e adiciona massa nas fezes.

Pera:

A pera é uma grande fonte natural de sorbitol, um laxante natural bem conhecido que trabalha extraindo a água para o cólon. A pera é fonte de fibras que seu corpo precisa para regular os movimentos do intestino.

Coma de 1 a 2 peras diariamente. Sempre comer as frutas com a pele para obter todo o benefício. Você pode até mesmo beber um copo de suco de pera, feito em casa.

Quiabo:

A textura viscosa do quiabo contém uma propriedade laxante extraordinária que garante movimentos regulares e suaves do intestino. Lubrifica e acalma o trato intestinal para facilitar a eliminação indolor de resíduos. É também uma fonte de fibra dietética, que beneficia sua saúde digestiva.

Para tratar a constipação, comer 1 a 2 xícaras de quiabo todos os dias. Ferver o quiabo no vapor, para preservar os seus nutrientes.

Portanto, além dos alimentos que funcionam com laxante natural, você deve aumentar ingestão de líquidos e fibras para prevenir e tratar a constipação. E, também, seguir estas dicas:

  • A atividade física regular também pode ajudar a manter os movimentos intestinais regulares.
  • Não segure evacuações por muito tempo, pois pode levar à constipação. Na verdade, é melhor manter um hábito para as suas refeições em horários fixos e, assim, também responder ao chamado da natureza em um horário fixo a cada dia.

Além disso, certos medicamentos e condições médicas, como a diabetes, hipotiroidismo e doença inflamatória do intestino pode também contribuir para a constipação. Verifique com seu médico se alguma destas situações estão causando problemas para você.

PUBLICIDADE

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *