Como ELIMINAR a UNHA ENCRAVADA em Casa, com Remédio Caseiro!

PUBLICIDADE

Difícil encontrar uma mulher que, em algum momento da sua vida, não tenha reclamado de dores nos dedos dos pés provenientes de uma unha encravada.

Esse não é, no entanto, um problema exclusivo das mulheres, uma vez que não são apenas os apertados sapatos de salto alto que contribuem para o seu surgimento.

Além disso, há quem prefira passar por cirurgias, a fim de se livrar o mais rápido possível do incômodo.

PUBLICIDADE

As complicações de uma unha encravada não tratada a tempo acarretam em consequências para a saúde e o bem-estar dos seus pé como infecções.

Unha com pus, unha com carne esponjosa, unha com vermelhidão e unha doendo são os principais sintomas de uma unha encravada com infecção.

Pessoas que precisam trabalhar em pé o dia todo, ou que necessitam passar muitas horas com sapatos apertados e fechados, têm o conforto comprometido por conta de uma unha encravada.

Também é preciso lembrar que pessoas que tem alguma doença ou condição que dificulta a cicatrização de feridas, como diabetes, imunidade baixa prolongada, problemas vasculares, estão mais suscetíveis a ter complicações devido à dificuldade de cicatrização e de outras doenças oportunistas.

PUBLICIDADE

O papel podólogo é essencial para o tratamento de unha encravada, pois precisamos ter em mente que, caso a área não seja tratada de forma adequada, ela pode evoluir para uma inflamação, infecção e em alguns casos até a amputação.

A manutenção adequada das unhas junto ao podólogo evita estágios mais graves de doenças.

Ao perceber os primeiros sinais de inflamação na unha, como vermelhidão, ardência ou presença de pus, procure um podólogo.

Ele tomará os devidos cuidados e vai orientá-lo quanto aos passos que devem ser seguidos para contornar o desconforto na unha.

PUBLICIDADE

No entanto, com um pouco de paciência e disciplina, qualquer pessoa pode ser tratada sem precisar do bisturi.

Felizmente, há algumas alternativas naturais que são totalmente seguras e eficazes.

Unhas encravadas tendem a deixar toda a região afetada com inchaço e vermelhidão, além do dedo ficar sensível e dolorido.

O dedão do pé é o que mais sofre risco de encravar. O que acontece é que a carne fica por cima da unha, causado a lesão.

O que causa a unha encravada:

As duas causas mais comuns da unha encravada são o sapato apertado, o crescimento muito rápido das unhas e um corte mal executado das mesmas.

Considerando esse último motivo, é sempre recomendado que confie o serviço de aparar o comprimento das unhas do pé a um podólogo, o que garantirá a você que nenhuma falha irá causar incômodos posteriores.

Normalmente, a unha encrava quando a sua borda cresce de maneira torta, entrando na pele do dedo. É isso que causa a dor, vermelhidão e inchaço no local.

A dor ao caminhar ou colocar um calçado não é a única razão que explica a importância de tratar e corrigir as unhas encravadas.

Existe o risco de que o local seja infectado, podendo originar riscos à saúde. Veja o que pode ser feito para tratar o problema:

Como eliminar a unha encravada:

Uma boa alternativa para quem sofre com unha encravada é o uso de remédios caseiros que auxiliam no tratamento do inchaço da região e servem para desinfetar o local, aliviando a sensação de dor.

A forma de remédio caseiro mais comum e mais utilizado por quem tem problema de unhas encravadas é o banho de sal para os pés.

O sal tem um efeito asséptico fundamental para evitar inflamações, enquanto a água quente relaxa e diminui dores e inchaço.

Para fazer o seu banho de sal para os pés, basta colocar uma boa quantidade de água quente e sal em uma tigela e deixar os pés repousar durante uns 20 minutos sobre ela.

Como cuidar da unha para evitar que fique inflamada:

Os cuidados básicos a ter para evitar a unha inflamada são os seguintes:

  • Evite que as unhas encravem, cortando-as sempre retas, nunca pelos cantos, mantendo sempre as pontas livres;
  • Retire somente o excesso da cutícula;
  • Evite o uso de calçados apertados e de bico fino;
  • Use cremes emolientes para reduzir o desconforto.

Nos casos mais graves, com presença de bolsas de pus e tecido esponjoso no local, é preferível procurar um dermatologista para que os tecidos inflamados sejam removidos adequadamente, sem complicações.

O médico elevará o canto da unha com uma espátula, afastando-o da pele inflamada com um chumaço de algodão, eliminando a ponta de unha que está causando a inflamação, com uma tesoura esterilizada.

Depois, faz a drenagem do inchaço local, quando presente, e aplica um curativo com cremes à base de antibióticos.

Pode ainda ser necessário tomar antibióticos orais, especialmente nos casos de infecções secundárias.

Para tratar a unha inflamada de forma definitiva, pode-se realizar uma cirurgia para destruir a matriz da unha ou extraí-la completamente, mas só em último caso, pois quando a unha voltar a crescer, pode encravar novamente.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *