10 Sinais que as Unhas Podem Dizer Sobre sua Saúde!

PUBLICIDADE

Atualmente, as unhas são consideradas uma característica puramente estética do nosso corpo. Alterações nas unhas são perceptíveis diante de casos de envelhecimento ou colisões. No entanto, há outros tipos de sinais de que as unhas nos emitem.

Nesse sentido, as alterações nas unhas podem ser em razão de uma enfermidade, deficiência de algumas vitaminas ou outros minerais, problemas hormonais, infecções, diabetes e, inclusive, câncer.

Isso ocorre em virtude da falta de oxigenação que os problemas mais sérios causam. Consequentemente, as unhas têm mudança no processo de crescimento e desenvolvimento, na cor, na forma e em sua resistência.

Quando saudáveis, as unhas apresentam uma aparência branca transparente e a base rosada. Dessa forma, caso haja alterações nesse aspecto, que não sejam resultado de colisões, é imprescindível buscar atendimento médico.

PUBLICIDADE

Sinais que as unhas podem dizer sobre sua saúde:

Assim, neste texto, a gente vai te mostrar o que suas unhas podem dizer sobre sua saúde.

1. Unhas amareladas:

Quando estão amareladas pode ser sinal de diabetes. Na verdade, essa doença deixa toda a pele amarelada, mas as unhas são as regiões que mais se destacam e, por meio delas, você pode descobrir o problema mais facilmente.

Além dessa alteração na cor, outros sintomas que podem indicar a diabetes são a sede constante e o aumento no volume de urina. A doença ainda pode se expressar no crescimento ondulado das unhas, podendo apresentar até vermelhidão.

PUBLICIDADE

2. Unhas azuladas:

Com este tipo de coloração, pode indicar problemas em seu sistema respiratório, mais especificamente em seu pulmão. A cor azul indica que o aporte de oxigênio não está de acordo com as necessidades do corpo e que você pode estar sofrendo de doenças como asma, bronquite, pneumonia ou doença pulmonar obstrutiva crônica.

Nesse caso, você também deve se atentar aos seus lábios, que podem tomar a mesma coloração e dar mais certeza de que realmente há algum problema.

3. Unhas esbranquiçadas:

Quando estão esbranquiçadas, sem brilho e com aspecto opaco podem estar mostrando que você provavelmente está com algum tipo de insuficiência nutricional, com grandes chances para o diagnóstico ser uma anemia.

Se elas estiverem com essa coloração ou até um pouco amareladas, isso também pode ser um sinal de doenças hepáticas – nesse caso, a busca de assistência médica deve ser imediata.

PUBLICIDADE

4. Unhas roxas, arredondadas e curvadas para baixo:

Esses aspectos demonstram que a sua circulação não está fluindo da forma que deveria e não está distribuindo o sangue de maneira apropriada para as extremidades do seu corpo. Dessa maneira, este é um indício de que você pode estar com problemas cardiovasculares, que demandam cuidados médicos o mais rápido possível.

5. Unhas esverdeadas:

Unhas com uma tonalidade esverdeada podem indicar a presença de uma infeção causada por uma bactéria chamada Pseudomonas. Esse problema é mais comum em pessoas que mexem muito com água.

6. Unhas quebradiças:

Unhas que lascam facilmente podem ser apenas resultado do hábito de roê-las. Contudo, se você não costuma levar suas unhas à boca, o fato de elas estarem quebradiças pode ser um indício de que seus níveis de ácido fólico, vitamina C ou proteínas estão baixos.

No caso de estarem quebradiças acompanhadas por pequenos furinhos, você pode estar diante de um quadro de psoríase.

7. Unhas grossas (acinzentadas ou amareladas):

Essa combinação de alterações nas unhas pode indicar desde uma infecção local por fungos (a popular micose) até outros problemas de saúde mais graves, como insuficiência renal. No caso de complicações nos rins, as unhas também podem apresentar linhas verticais esbranquiçadas e pontas avermelhadas.

8. Unhas com pequenas linhas vermelhas ou marrons:

Pequenas linhas coloração avermelhada ou em tons de marrom podem ser resultado de sangramentos embaixo da unha. Quando aparecem em apenas um dedo, esses sangramentos geralmente indicam que houve um trauma na região, sem representar nada muito grave.

Porém, quando essas linhas aparecem em todas as unhas, elas podem indicar problemas de saúde bem mais sérios, como endocardite (infecção nas válvulas cardíacas), lesões nos vasos sanguíneos (vasculite) e lúpus.

9 Unhas com manchas brancas:

As manchas brancas de tamanho pequeno são uma alteração muito comum. Chamadas de leuconiquia, elas costumam indicar uma alergia a algum produto (como os removedores de esmalte) ou um trauma ocorrido na matriz da unha.

10. Unha com linhas escuras verticais:

Uma ou mais linhas escuras devem ser investigadas pelo dermatologista o mais rápido possível, pois essa alteração pode indicar a instalação de um câncer de pele muito agressivo, conhecido como melanoma.

Não entre em desespero antes da hora:

Apesar de as unhas dizerem muito sobre a sua saúde, só um médico tem competência para avaliar a verdadeira causa das alterações que você percebeu e indicar o tratamento mais adequado quando necessário.

Por isso, se você perceber que suas unhas apresentam alterações que não regridem em poucos dias, é hora de agendar uma consulta para descobrir se há alguma coisa de errado com a sua saúde.

PUBLICIDADE

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *