Dê Adeus ao Refluxo, Úlcera, Gastrite e Azia com Esse Remédio Caseiro!

PUBLICIDADE

Frequentemente nossos leitores pedem dicas e remédios para tratar doenças do estômago, como gastrite e refluxo. Já falamos do assunto aqui. Mas, para atender a esses leitores, vamos falar outra vez. A gastrite é uma das doenças estomacais mais comuns. Ela é a inflamação da mucosa do estômago.

Seus principais sintomas comuns são a dor e a azia. Se o doente não se cuidar, pode haver agravamento dos sintomas, inclusive com sangramento digestivo. Existem bons tratamentos para a gastrite (e para a azia, um dos seus sintomas) pela medicina natural. O primeiro passo para conseguir isso é adotar uma dieta especial.

Não é recomendado o consumo de bebidas alcoólicas; café; leite e derivados; temperos, como pimenta; alimentos ácidos, como laranja e abacaxi; alimentos ricos em fibras, como granola; frituras; chocolate e doces pastosos ou industrializados.

No lugar deles, entram os pratos de verduras e cereais cozidos, as carnes grelhadas levemente temperadas e muita fruta fresca. Devem ser feitas refeições regulares e equilibradas. Comer devagar e mastigando bem os alimentos.

PUBLICIDADE

Remédios caseiros para refluxo, úlcera e azia:

Os remédios caseiros que vamos ensinar agora são ótimos para tratar gastrite e também para azia, úlcera e refluxo.

1. Água com limão:

A água com limão é um remédio natural antigo muito utilizado para aliviar a azia e o desconforto do refluxo, já que, em algumas pessoas, tem o poder de alcalinizar o ácido gástrico e funcionar como um antiácido natural.

No entanto, vários estudos também identificaram que a água com limão pode piorar os sintomas em algumas pessoas. Assim, o ideal é que se experimente a água com limão e, caso os sintomas piorem, se opte por outras opções.

Para fazer este remédio natural, normalmente adiciona-se uma colher de sopa de suco de limão a um copo de água morna. Esta mistura pode ser bebida até 30 minutos antes das refeições.

PUBLICIDADE

2. Chá de camomila:

A camomila é um calmante natural que ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago. Para ajudar a tratar o refluxo, é recomendado tomar 2 a 3 xícaras de chá por dia. Além disso, a camomila também ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse, que são uma importante causa do surgimento de refluxo.

3. Chá de gengibre:

Além de todas as suas propriedades, o gengibre também é muito eficaz para melhorar a digestão porque estimula o sistema digestivo a produzir mais enzimas e diminui o tempo que o alimento fica no estômago, evitando o refluxo.

Devido ao seu conteúdo em compostos fenólicos, o gengibre também pode ser excelente para aliviar a irritação gástrica, diminuindo as chances de o ácido gástrico subir para o esôfago. Porém, ainda são necessários mais estudos para comprovar este efeito.

Para usar o gengibre e aliviar o refluxo pode-se adicionar 4 a 5 rodelas ou 2 colheres de sopa de raspas de gengibre em um litro de água gelada e beber ao longo do dia, por exemplo.

PUBLICIDADE

Dicas para tratar o refluxo:

Outras dicas importantes para tratar o refluxo são:

  • Evitar tomar líquidos durante as refeições;
  • Evitar deitar nos 30 minutos após as refeições;
  • Mastigar e comer devagar;
  • Usar roupas largas que não apertem na cintura;
  • Fazer refeições em pequenas quantidades, especialmente ao jantar;
  • Comer pelo menos 2 horas antes de dormir;
  • Evitar refeições líquidas ao jantar, como sopas ou caldos;
  • Deitar na cama para o lado esquerdo para evitar que o conteúdo do estômago chegue ao esôfago e, consequentemente, à boca.

Outra dica que funciona muito bem é colocar um pedaço de madeira de pelo menos 10 centímetros debaixo dos pés da cama, do lado da cabeceira. Esse calço irá fazer com que o corpo fique levemente inclinado, evitando que o ácido do estômago suba para o esôfago, causando o refluxo.

Caso o tratamento com medicamentos ou remédios naturais não melhore os sintomas, pode ser necessário fazer uma cirurgia para tratar o refluxo.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *