Um dos problemas mais recorrentes relacionados à pele, as manchas de espinhas são um verdadeiro incômodo para homens e mulheres que sofrem com a condição e só quem passa por esse tipo de situação sabe o quanto é difícil se livrar delas.
Embora existam inúmeros produtos e remédios destinados à solucionar o problema, seus efeitos colaterais fazem com que muitas pessoas busquem por alternativas mais naturais para remover manchas de acne.
Pensando nisso, reunimos uma série de tratamentos que podem te ajudar a acabar com problema de uma vez por todas, recuperando a sua autoestima e devolvendo um aspecto bonito e saudável para sua pele. Confira!
Esfoliante caseiro para tirar manchas de espinhas do rosto:
Para você que ficou com machas de espinhas, esse tratamento vai te ajudar bastante, e vai manter a pele mais seca e mais limpa. Esse tratamento também é muito bom para quem tem acne e espinhas, pois vai fazer uma limpeza e deixar a pele bem mais sequinha.
Esfoliante de café e mel:
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de borra de café;
- 1 colher (sopa) de mel;
- 1 fio de azeite.
Modo de preparo:
- Em um potinho de plástico misture bem todos os ingredientes.
- Aplique a mistura no rosto e faça movimentos circulares esfoliando a pele.
- Principalmente na testa, ao lado do nariz e no queixo que é aonde temos mais espinhas e oleosidade.
- Deixe agir por 5 minutos, e em seguida lave o rosto apenas com água.
Essa esfoliação é maravilhosa! Na hora que você está fazendo já é possível sentir que a pele está sendo limpa, deixando uma sensação bem gostosa.
Esfoliação e hidratação diária da pele:
Usar um bom esfoliante ajuda a remover as células mortas, preparando a pele para uma maior absorção do produto que será aplicado a seguir. Uma boa receita caseira é misturar:
Ingredientes:
- 1 embalagem de iogurte natural;
- 1 colher (de sopa) de fubá.
Modo de preparo:
- Misturar os ingredientes e aplicar sobre a pele lavada, esfregando levemente em toda a área com movimentos circulares.
- Pode-se usar um pedaço ou disco de algodão para não ressecar os dedos.
Depois, deve-se lavar o rosto com água e sabonete hidratante e, a seguir, pode-se aplicar uma máscara facial clareadora, deixando agir por alguns minutos.
Esfoliante de açúcar e mel:
Para fazer a receita, basta misturar 2 colheres de açúcar ou aveia em pó com mel e acrescentar uma colher de sopa de iogurte, depois mexer bem. Aplique a solução no rosto, esfregue suavemente e enxágue com água fria. Segundo a dermatologista, a aveia e o açúcar são ótimos para remover as células mortas e o mel tem antioxidantes que protegem e fortalecem a pele.
Máscara de argila verde:
Em um recipiente, misture 2 colheres de argila verde (encontrada em lojas de produtos naturais) em um pouco de água mineral ou água termal e mexa até obter uma consistência homogênea. Aplique na pele limpa, deixe agir por cerca de 20 minutos e remova completamente. A máscara pode ser feita a cada 10 ou 15 dias, dependendo da pele.
Cuidados antes e após a esfoliação:
Existem alguns cuidados que são importantes, antes e após a esfoliação, para manter a integridade da pele e potencializar os benefícios, como:
- Lavar o rosto com água fria e sabonete neutro antes de aplicar o esfoliante, para obter um melhor resultado;
- Realizar os movimentos circulares, no corpo e no rosto, de maneira suave, principalmente em regiões mais sensíveis, como próximo aos olhos;
- Secar a pele com uma toalha macia após a esfoliação, pressionando e sem esfregar;
- Aplicar protetor solar sempre após a esfoliação.
Esfoliar a pele regularmente, pelo menos, 2 vezes por mês é uma excelente estratégia para eliminar as células mortas, deixar a pele com mais brilho e melhorar a circulação sanguínea.