Truques Para Limpar Pincéis de Maquiagem!

PUBLICIDADE

Antes de aprender as técnicas de como limpar pincéis de maquiagem é necessário entender o por que é necessário essa limpeza e com qual a periodicidade que deve ser feita a higienização. A limpeza é importante devido ao acúmulo de impurezas que se acumulam no pincel, como por exemplo bactérias e fungos.

Esses micro-organismos podem provocar dermatite de contato. O excesso de resíduos acumulados nos pincéis podem mudar o resultado final de sua maquiagem, deixando um aspecto borrado. Além de ser uma questão de higiene, fazer a limpeza correta dos pincéis prolonga o tempo de uso.

Quando lavar os pincéis de maquiagem:

Se os pincéis são usado diariamente, recomenda-se lavar a cada duas semanas, pois eles acumulam bactérias e fungos devido a umidade. Os pincéis que são usados para passar sombras e pós, devem ser lavados uma vez por mês. Porém, é necessário verificar o estado deles um dia antes do uso, se necessário faça a limpeza para que ele seque a tempo.

Conheça seu pincel:

Para saber como limpar pincéis de maquiagem corretamente, você deve conhecer seu produto. É necessário saber se eles são feitos de cerdas naturais ou fios sintéticos.

PUBLICIDADE

Os pincéis feitos de cerdas naturais necessitam de cuidado para que não fiquem ressecados, por isso, sempre após a lavagem é necessário aplicar condicionador. Já o pincéis feitos de fios sintéticos podem ser limpos com alguns produtos químicos mais fortes. Veja a diferença entre eles:

  • Cerdas naturais: Elas são feitas de pelos de animais, por isso, são macias e bem maleáveis. A sua estrutura é igual um fio de cabelo.
  • Cerdas sintéticas: Elas são firmes e durinhas, a cerda é lisinha.

Como limpar pincéis de maquiagem:

Essas técnicas de como limpar pincéis de maquiagem são fáceis e práticas, porém, todas as que envolvem água merecem cuidados. Sempre que for usar solução em água, não molhe as junções de metal e cabos dos pincéis.

Água e sabonete líquido:

Coloque água quente em um recipiente e sabonete líquido. Coloque o pincel na solução, faça movimentos leves em forma de pinceladas. Quando ele não soltar mais resíduos de sujeira, seque com um guardanapo e coloque um pouco de condicionador.

Quando o pincel absolver o creme, enxágue com água fria e modele com os dedos, devolvendo a forma original do pincel.

PUBLICIDADE

Shampoo neutro de bebê e água:

Coloque um pouco de shampoo neutro de bebê nas mãos e esfregue o pincel em água corrente. Quando sair todo o resíduo de sujeira, modele as cerdas usando os dedos e deixe secar naturalmente por 24 horas em cima de uma toalha.

O shampoo neutro de bebê é o preferido das mulheres para fazer essa limpeza, pois ele não danifica as cerdas dos pincéis, sejam elas sintéticas ou naturais.

Micro-ondas, água e detergente:

Coloque água em um copo até a metade, acrescente um pouco de detergente, coloque o pincel ou a esponjinha de maquiagem dentro do copo, coloque no micro-ondas por 1 minuto, espere esfriar e use normalmente.

Sabonete em barra:

Em um sabonete em barra neutro, esfregue as cerdas do pincel até que saia toda a sujeira. Caso queira, pode umedecer a cerda para acelerar a limpeza. Quando tiver removido toda a sujeira, enxágue e deixe secar naturalmente em cima de um papel toalha.

PUBLICIDADE

Álcool isopropílico:

Essa dica de como limpar pincel de maquiagem é só para casos extremos. O álcool vai limpar bem os pincéis e esterilizá-los. O problema dessa técnica é que ela resseca as cerdas do pincel. Por isso, se você não tiver outra opção, borrife um pouco de álcool no pincel e espere secar. Como o produto seca rapidamente, não há riscos de fazer mal para a sua pele.

Como secar pincéis de maquiagem:

É imprescindível que você deixe os pincéis de maquiagem secarem naturalmente. Utilizar secador de cabelo ou deixá-los expostos ao sol não é uma boa alternativa. Afinal, esses métodos podem ressecar as cerdas.

O ideal é deixar os pincéis sobre uma toalha limpa em um lugar arejado. Após a lavagem das esponjas, você deve fazer o mesmo. Mas lembre-se de não torcer o material para não danificá-lo.

PUBLICIDADE

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *