Sabe aquela coceira lá em baixo (coceira na vagina) indesejada e super chata onde você menos gostaria de estar sentindo coceira? Então, ela pode ter as mais diversas causas e, por mais que seja “normal” sentir uma coceirinha lá embaixo, é sempre bom saber os motivos! O prurido vaginal (aquela coceira) pode ser causado por coisas bem simples, como a própria menstruação, mas também pode ser um sintoma de algo muito mais agressivo para o seu corpo.
Nós criamos um guia prático para você identificar os motivos de sua coceirinha, mas lembre-se que quando se trata de sua melhor amiga, é sempre importante fazer uma visita ao médico. Veja agora no Up Saúde alguns das causas da coceira lá em baixo:
Causas da coceira lá em baixo:
Muitas vezes, a causa da coceira são as DST’s, uma doença causada pelo desequilíbrio dos fungos que, normalmente, habitam esta região. Outras causas características da coceira lá em baixo são:
1. Vaginose bacteriana:
Essa é com certeza a mais comum razão para a tão chata coceira. Pode ser causada por uma desregulação no pH da vagina ou um desequilíbrio das bactérias saudáveis do local. Geralmente vem acompanhado de um corrimento aquoso e com um pouco de odor.
2. Infecção por fungos:
Semelhante a vaginose bacteriana, a infecção por fungos. Causada pelos mais diversos motivos, desde estresse até mudanças na dieta, esse tipo de infecção vem acompanhada, além da coceira, de um corrimento branco e espesso.
3. Dermatite ao contato:
Essa coceira é causada por conta de uma alergia com produtos que foram encostados na pele sensível. Segundo estudos, produtos aromatizados, em maioria, são os responsáveis por essas irritações.
4. Eczema e psoríase:
São doenças genéticas da pele e normalmente se manifestam como vermelhidão e coceira na área da virilha.
5. DST’s:
Não precisamos nem falar que essas doenças são grandes causadoras desse tipo de coceira desagradável, não é verdade? Se você sente coceira junto de algum dos sintomas normais com esse tipo de doença, como ardência ao urinar, procure um médico imediatamente!
6. Líquen escleroso:
Junto a coceira, aparecem alguns pontinhos brancos na região da vulva. É necessário tratamento médico, assim como o diagnóstico de um profissional para tratar esse tipo de doença.
Como não ter mais coceira lá em baixo:
Para evitar a coceira na vagina, clitóris e grandes lábios é indicado:
- Usar roupa íntima de algodão, evitando materiais sintéticos que não deixam a pele respirar, facilitando o crescimento de fungos;
- Ter uma boa higiene íntima, lavando somente a região externa, com sabonete neutro, mesmo após o contato íntimo;
- Evitar o uso de calças muito justas, para impedir a elevação da temperatura local;
- Utilizar preservativo em todas as relações, para evitar a contaminação com as DSTs.
Estes cuidados ajudam também a aliviar a irritação local e a diminuir a coceira, quando já existe. É, ainda, recomendado evitar fazer uma alimentação com alimentos muito açucarados.