Chá de Boldo: Reduz os Gases, Melhora a Digestão e Muito Mais!

PUBLICIDADE

“Toma chá de boldo!”. Quem nunca ouviu essa frase, quando estamos com algum probleminha de saúde? Seja para dores estomacais, como a gastrite, gripes e resfriados, e até para curar aquela “ressaca” do dia seguinte, essa bebida, historicamente, é um verdadeiro “coringa” na alimentação dos brasileiros. Mas… Será que ele é realmente tão poderoso assim ou é mais uma lenda alimentar? Veja alguns benefícios sobre esse ingrediente tão presente em nossas vidas!

O boldo é uma planta medicinal muito utilizada em remédios caseiros. Sua forma de consumo, através do chá, possui ações estimulantes, diuréticas, antioxidantes, sedativas, anestésicas e antibacterianas no organismo e, por isso, é muito relacionada a problemas no fígado, má digestão, cistite, flatulências e até mesmo dores de cabeça.

Benefícios do chá de boldo:

O chá de boldo possui muitos benefícios para a saúde e o bem estar do corpo. Quer saber mais? Confira os benefícios do chá de boldo.

  • Ajuda na digestão: A boldina, um alcalóide presente no chá de boldo, é conhecida por apresentar propriedades que estimulam o fluxo de bile pelo fígado;
  • Ação diurética: Estudos têm demonstrado que boldo pode ajudar a facilitar a remoção de resíduos e toxinas do fígado antes que eles sejam acumulados, protegendo desta forma as células do fígado;
  • Bom em casos de ressaca: O boldo possui boldina, que protege as células do fígado sobrecarregas após o excesso de bebida alcoólica;
  • Aliado do fígado: O boldo bom para a saúde do fígado devido a sua capacidade de estimular a produção de bile e ser hepatoprotetor;
  • Reduz os gases: O boldo ajuda a reduzir os gases porque facilita o processo de digestão, diminuindo a quantidade de resíduos alimentares não digeridos para o intestino que seriam fermentados pelas bactérias;
  • Diminui a prisão de ventre: O boldo é usado como um laxante suave. Contudo, deve ser consumido com moderação, pois em grandes quantidades e por longos períodos, pode causar irritação gástrica;
  • Bom para a imunidade: O boldo possui ação antimicrobiana que ajuda o sistema imunológico a eliminar agentes infecciosos no corpo.

Além disso, o boldo tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anti-espasmódicas que podem ajudar a aliviar os sintomas de algumas intolerâncias alimentares como má digestão, cólicas intestinais e produção excessiva de gases.

PUBLICIDADE

Como fazer o chá de boldo:

Você pode encontrar a folha de boldo em mercados, farmácias ou lojas de produtos naturais. Veja como é fácil o seu preparo:

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de folhas de boldo;
  • 1 xícara (chá) de água;
  • Meio limão.

Modo de preparo:

  1. Coloque a água e as folhas no fogo;
  2. Deixe ferver;
  3. Deixe descansar por 15 minutos;
  4. Adicione o suco de meio limão e pronto.

Como e quando beber:

PUBLICIDADE
  1. Ele pode ser tomado através de uma infusão da folha do boldo, sendo preferencialmente consumido de manhã, ainda em jejum.
  2. Isso porque nesse horário e desse modo, são favorecidos os agentes responsáveis pela aceleração do metabolismo no organismo.

Contraindicações do chá de boldo

O chá de boldo é praticamente sem contraindicações, mas desde que seja consumido da forma certa. Por exemplo, o consumo contínuo da bebida por mais de 20 dias seguidos pode causar uma intoxicação no fígado com sintomas como vômito, náuseas e diarreia.

O chá de boldo não deve ser tomado por crianças e mulheres que estejam grávidas ou amamentando. Nas grávidas, ele pode provocar um aborto ou a má formação do bebê, pois provoca intensas contrações uterinas.

Pessoas com hepatite, cirrose e pedra na vesícula também não devem ingerir a bebida. O ideal é que o uso de bebidas à base de boldo, como o chá, seja monitorado por um profissional de saúde.

PUBLICIDADE

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *