Esta raiz que estamos nos referindo é o açafrão-da-terra. O açafrão-da-terra (ou cúrcuma) é o verdadeiro “menino dos olhos” da medicina indiana e chinesa. Isso não é à toa, tudo se deve às propriedades anti-inflamatórias muito presentes na raiz.
Mas é bom fazer um esclarecimento, porque sempre alguns leitores desavisados comentam, nas nossas redes sociais, pensando que estamos falando do caríssimo açafrão em estigmas. Nada disso! Estamos falando do açafrão-da-terra, um rizoma de nome científico Curcuma longa, muito barato e acessível a todos.
Como fazer o chá de açafrão:
O chá de açafrão pode ser feito de várias maneiras, seja a partir de pó de açafrão puro, açafrão seco ralado ou seco. Uma concentração mais significativa é encontrada nas preparações fermentadas de açafrão que podem ser encontradas na forma de produtos de chá disponíveis comercialmente.
Aqui está uma receita para o chá de açafrão para você. Observe, no entanto, que é aconselhável usar ingredientes de uma cultura orgânica para se proteger contra os efeitos nocivos dos pesticidas.
Ingredientes:
- 4 xícaras de água;
- 1 colher de chá de açafrão da terra em pó (cúrcuma);
- Metade de suco de limão;
- ½ colher de chá de mel puro;
- 1 pitada de pimenta do reino em pó.
Como preparar:
- Ferva a água em um recipiente e adicione uma colher de chá de açafrão (seja moído, ralado ou em pó).
- Deixe macerar por alguns minutos e depois coe a bebida no recipiente, deixando esfriar por 5 minutos.
- Quando estiver quente o suficiente, adicione mel e limão para preservar melhor os benefícios desses dois ingredientes.
Além disso, o mel suaviza o sabor da infusão, assim como você se beneficia das propriedades antioxidantes do limão. A pimenta preta, por outro lado, promoverá a absorção da curcumina, dando ao chá um sabor picante.
Benefícios desta poderosa bebida:
As principais propriedades deste chá são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva e, por isso, esta planta tem vários benefícios para o corpo, como:
- Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase;
- Melhorar a resposta anti-inflatória natural;
- Desintoxicar e tratar problemas de fígado;
- Combater resfriados e gripes;
- Melhorar a digestão;
- Ajudar na perda de peso;
- Evitar crises de asma;
- Regular a flora intestinal;
- Estimular o sistema imune;
- Regular colesterol.
Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada como tônico cerebral, ajuda a inibir a formação de coágulos no sangue e até contribui para aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.
O princípio ativo responsável pelo potencial medicinal da cúrcuma é a curcumina, que inclusive vem sendo estudada para ser usada em forma de gel ou pomada para tratar feridas na pele, como queimaduras, porque tem apresentado ótimos resultados nos estudos científicos.
Apesar de ter vários benefícios para saúde a cúrcuma está contraindicada em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula. A cúrcuma na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.