Café da manhã para emagrecer rápido

PUBLICIDADE

Este café da manhã para emagrecer e perder barriga tem como ingrediente principal a aveia, pois a aveia é considerada um dos cereais mais saudáveis e nutritivos, pois é rica em vitaminas do complexo B e E, minerais como potássio, fósforo e magnésio, carboidratos, proteínas, fibras e antioxidantes, o que traz muitos benefícios à saúde como perda de peso, diminuição dos níveis de açúcar e do colesterol no sangue e prevenção de doenças cardiovasculares, por exemplo.

A aveia é um ótimo alimento para quem deseja emagrecer pois permite uma digestão fácil e lenta e, além disso, suas fibras, como a betaglucana, aumentam a sensação de saciedade, controlam a fome, diminuem a absorção de gorduras, melhoram a prisão de ventre, regulam o intestino e diminuem o inchaço abdominal, tais como outros benefícios.

Benefícios da aveia:

Os principais benefícios do farelo de aveia para a saúde estão diretamente relacionados com as fibras presentes nesse alimento, o que faz dele um alimento funcional. Assim, os principais benefícios são:

  • Reduz o colesterol ruim: a fibra beta-glucana absorve parte das gorduras presentes nos alimentos durante a digestão e as elimina nas fezes, diminuindo a formação de colesterol no sangue.
  • Controla os níveis de açúcar no sangue e previne o diabetes: a fibra solúvel da aveia dissolve-se em água durante a digestão e forma um gel viscoso, o que torna mais lenta a absorção de glicose pelo intestino e evita picos de açúcar no sangue.
  • Ajuda a emagrecer: durante a digestão, as fibras da aveia formam um gel que aumenta o volume do alimento no estômago e torna a digestão mais lenta, o que prolonga a saciedade e reduz a fome durante o dia.
  • Previne o câncer de intestino: as fibras da aveia mantêm a saúde do intestino, pois estimulam o desenvolvimento de uma flora saudável, previnem a prisão de ventre e regulam o trânsito intestinal. Todos esses fatores reduzem a produção de toxinas no intestino, o que previne o câncer, principalmente de cólon.

As fibras podem ser encontradas em maior quantidade no farelo de aveia e na aveia em flocos. Sendo assim, o consumo desses alimentos é altamente indicado para pessoas que querem emagrecer e para quem tem colesterol alto e/ou diabetes, enquanto o consumo da farinha deve ser limitado na alimentação.

PUBLICIDADE

Como usar a aveia para emagrecer:

Para ajudar a emagrecer, a aveia deve ser consumida diariamente num máximo de 3 colheres de sopa por dia, podendo ser utilizada na forma de mingau ou adicionada à frutas picadas ou amassadas, em iogurtes, sucos e vitaminas.

A melhor forma de utilizar a aveia é na forma de flocos, pois possui uma boa quantidade de fibras que é capaz de aumentar a sensação de saciedade e favorecer o emagrecimento.

As formais mais processadas, como farinha ou farelo, possuem menos fibras e, por isso, podem ter menor impacto no emagrecimento. Ainda assim, são opções mais saudáveis para substituir a farinha de trigo, por exemplo.

PUBLICIDADE

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *