Como Remover as Bolinhas Fedidas da Garganta que Causam Mau Hálito!

PUBLICIDADE

A formação de cáseos ou caseum nas criptas das amígdalas é muito comum, principalmente em adultos.

Os cáseos são bolinhas amarelas ou brancas, com mau cheiro, que se formam nas amígdalas devido ao acúmulo de restos de alimentos, saliva e células da boca, que podem sair facilmente através da tosse ou espirro.

O que é um caseo amigdaliano?

Apesar de ter um nome um pouquinho complicado, o caseo amigdaliano, também pode ser chamado de bolinhas na garganta, não apresenta um grande risco para a saúde, mas pode gerar desconforto e outros problemas para quem os tem com muita frequência. Ele pode ser visto facilmente ao olhar dentro da boca com a ajuda de um espelho.

Cáseo amigdaliano é perigoso?

O cáseo amigdaliano não é perigoso. O que mais incomoda é o fato de que as bolinhas brancas na garganta são mal cheirosas e causam mau hálito. Mas o caseum em si não representa maiores riscos à saúde.

PUBLICIDADE

As bolinhas brancas ou amareladas na parte de trás da garganta são pus? Não. O caseum é uma massa pastosa que pode, inclusive, ser removida, diferentemente do pus, que indica uma inflamação e pede a administração de antibióticos.

Sintomas de caseum:

Além das bolinhas na garganta, o principal sintoma de caseum é o mau hálito. Confira uma lista com os principais sintomas de caseum:

  • bolinhas brancas ou amareladas na garganta
  • mau hálito
  • amígdalas inchadas
  • garganta inflamada
  • dor ao engolir
  • tosse
  • gosto desagradável na boca
  • dor de ouvido etc.

Em alguns casos, a pessoa tem o quadro com as bolinhas brancas na garganta mas não apresenta nenhum outro sintoma.

Qual o tratamento para caseo amigdaliano?

Na maioria dos casos, essas bolinhas na garganta não precisam de tratamento, isso porque elas acabam se desprendendo naturalmente das amígdalas, e podem até ser engolidas sem que você perceba.

PUBLICIDADE

Mas, dependendo da dor ou desconforto que você sente, pode ser indicado alguns tratamentos para aliviar esses sintomas. Algumas opções para remover caseo amigdaliano são:

Gargarejo:

Esse é um dos mais simples. Basta misturar um copo de água morna com uma colher de sopa de sal e fazer um gargarejo durante 30 segundos. Pode ser feito de duas a três vezes por dia.

Você também pode substituir a água morna com sal por um enxaguante bucal, mas lembre-se que ele não pode conter álcool porque aumenta o ressecamento e desidratação da mucosa bucal.

Remédio Caseiro:

Uma outra opção bem simples é o gargarejo com ervas naturais ou chás para ajudar na remoção do caseo amigdaliano.

PUBLICIDADE

Isso porque alguns remédios naturais, como as ervas, por exemplo, possuem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, que podem ajudar a prevenir essas bolinhas na garganta.

Você pode fazer um enxaguante de romã e própolis, que também possui propriedades antibióticas.

Para isso você vai precisar de duas xícaras de água fervente, três gotas de própolis e cerca de 20 gramas de folhas e flores de romã.

Deixe descansar até esfriar e faça gargarejos com a mistura. Faça no máximo cinco vezes por dia durante 30 segundos.

Já o chá de tanchagem tem propriedades antibacterianas, adstringentes e anti-inflamatórias.

Você pode misturar 500 ml de água fervente com aproximadamente 10 gramas de folhas dessa erva.

Deixe descansar por 15 minutos, coe e beba. Isso dá, em média, três xícaras de chá por dia.

Em alternativa a estas soluções, podem ser preparados em casa soluções naturais com ingredientes com propriedades antissépticas, que ajudam a prevenir a formação de cáseos, não só por conterem essas substâncias, mas também pelo efeito de turbilhonamento conseguido pelos gargarejos.

1. Enxaguante caseiro de romã e própolis:

Uma solução com romã e própolis é uma ótima opção para ajudar no tratamento dos cáseos, pois a romã possui propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas e o própolis é um antibiótico natural.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de água;
  • 20 g de folhas e flores de romã;
  • 3 gotas de própolis.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água para ferver e depois de fervida, adicionar a romã e o própolis e deixar esfriar.
  2. Pode-se fazer gargarejos durante cerca de 30 segundos até 5 vezes por dia.

2. Remoção com um cotonete:

Também se pode tentar remover os cáseos com a ajuda de um cotonete, pressionando gentilmente nas regiões da amígdala onde estão alojados os cáseos.

Não se deve exercer muita força para evitar lesar os tecidos e, no final, o ideal é gargarejar com água e sal ou com um enxaguante adequado.

3. Tratamento cirúrgico:

A cirurgia só é utilizada em poucos casos, quando os remédios não são capazes de combater o surgimento dos cáseos, quando existe o desenvolvimento constante de amigdalites, quando a pessoa sente muito desconforto ou sofre de halitose que não se consegue tratar com outras medidas.

Nesses casos, a cirurgia utilizada é a amigdalectomia, que consiste em retirar ambas as amígdalas.

O pós-operatório nem sempre é fácil, pois os pacientes podem permanecer com muitas dores de garganta e ouvido durante vários dias.

Outra opção é o uso de laser, que é uma técnica conhecida como criptólise amigdaliana e que fecha as cavidades das amígdalas, que são uma espécie de furinhos, impedindo a formação e acumulo das bolinhas amarelas na garganta.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *