O jiló é considerado um fruto tropical, mas é classificado como uma planta herbácea. O fruto é muito cultivado em diversos estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nem todos gostam de consumir o alimento, pois ele é um pouco amargo. Porém, se as pessoas soubessem os incríveis benefícios do jiló para saúde e bem estar não deixariam de consumir o alimento.
Em 100 gramas de jiló encontramos 38 calorias e, também, uma boa quantidade de carboidratos, gorduras, fibras e proteínas. Grande parte do alimento é composta por água, mas ainda encontramos vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, fósforo e outros nutrientes.
Benefícios do jiló:
Seus benefícios para a saúde incluem:
- Ajudar a perder peso, pois é rico em água e fibras, que aumentam a saciedade;
- Prevenir problemas de visão, por ser rico em vitamina A;
- Prevenir aterosclerose e problemas no coração, pois contém flavonoides que protegem os vasos sanguíneos das placas de ateroma;
- Melhorar a saúde bucal e combater o mau hálito, pois tem propriedades antibacterianas;
- Prevenir anemia, por ser rico em ferro e vitaminas do complexo B;
- Melhorar a digestão, por ser rico em água e fibras, ajudando a combater a prisão de ventre;
- Ajudar no controle do açúcar no sangue, pois é rico em fibras e pobre em carboidratos.
Além disso, cada 100 g de jiló tem apenas 38 kcal, sendo uma ótima opção para usar em dietas de emagrecimento.
Como consumir jiló:
O jiló pode fazer parte de nossa dieta alimentar de várias formas, e surpreendentemente, apesar do gosto amargo, de forma saborosa. Vejam algumas sugestões:
- Como salada, o jiló, picadinho temperado com limão, azeitona picada, cebolinha, cebola, alho e azeite é um ótimo acompanhamento de pratos nas refeições;
- Frito e refogado com tomate, salsinha, alho e cebola também é uma opção simples para compor nossas refeições;
- Jiló triturado, utilizado em forma de farinha, torna-se um ingrediente na utilização de várias receitas, das doces às salgadas.
Como tirar o amargo do jiló:
Se com todos os benefícios descritos, o gosto do jiló ainda não for muito atrativo para para você, saiba que dá para diminuir o seu sabor amargo fazendo o seguinte procedimento:
- Corte o jiló em fatias ou ao meio, envolva-o em sal, deixe-o escorrendo em uma peneira ou escorredor de macarrão, por cerca de meia hora. Após isso lave bem, seque com papel toalha e, depois disso pode usá-lo para consumo. O sal diminui o gosto o amargo do jiló.
- Outra dica bem parecida é, cortar o jiló ao meio e deixar de molho numa tijela com água e sal por pelo menos 20 minutos. Depois é só escorrer bem e secar com papel toalha.
Após estes procedimentos, o jiló estará pronto para ser consumido, seja cru, na salada, frito e refogado, ou até mesmo triturado e transformado em farinha para preparar outras receitas.
Contraindicações do jiló:
Sem dúvida, os benefícios do jiló são muitos. Todavia, o consumo em excesso dele pode ser prejudicial para aqueles que possuem níveis altos de ferro no organismo e tem dificuldade em absorvê-los.
Por essa razão, o indivíduo que conta com problemas relacionados à alimentação, como alergias, diabetes etc, deve consultar um médico especialista para garantir os benefícios do jiló sem problemas.
Agora você já conhece os benefícios do jiló para a saúde. Então, comece agora a consumir o alimento em suas refeições. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!