Se você não tem o costume de comer batata doce no dia a dia, saiba que está mais do que na hora de mudar o seu cardápio. Dona de grandiosos benefícios para saúde, o alimento é considerado funcional e pode ser aproveitado das mais diversas formas na culinária.
Por isso, que tal descobrir as principais vantagens desse ingrediente para o nosso corpo? Aposto que ao conhecer um pouquinho sobre os seus poderosos nutrientes, a sua presença será prioridade em suas listinhas de compras do mês. Confira!
Benefícios da batata doce:
Os principais benefícios da batata doce para a saúde são:
- Previne a pressão alta, pois a batata doce contem grandes quantidades de potássio, a batata doce ainda ajuda a eliminar, pela urina, o excesso de sódio do organismo evitando a pressão alta.
- Ajuda na perda de peso, pois a batata doce pode ajudar na perda de peso, pois é um alimento com elevado teor de fibras que aumentam o tempo de digestão e permanência dos alimentos no estômago, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a ingestão de alimentos.
- Previne o envelhecimento precoce, pois a batata doce é um vegetal rico em vitamina C, um potente antioxidante que protege as células do corpo contra inflamações e radicais livres, a batata doce promove uma pele mais firme e sem rugas.
- Equilibra a saúde do intestino, pois a batata doce funciona como um prebiótico natural, pois é fonte de alimento para as bactérias benéficas do intestino, ajudando a equilibrar a flora intestinal, tratando e prevenindo a prisão de ventre.
- Promove o ganho de massa muscular, pois a batata doce é uma ótima fonte de energia e por isso é muito consumida por quem pratica atividades físicas.
Além disso, a batata doce auxilia na prevenção de outros tipos de câncer, como de próstata e de mama, pois é rica em antioxidantes como a vitamina C, betacaroteno e antocianinas que protegem as células contra os radicais livres.
Como consumir a batata doce:
A batata doce pode ser consumida com ou sem casca, podendo ser preparada no forno, assada, cozida ou grelhada. Pode ser incluída no café da manhã e nos lanches substituindo o pão, e nas refeições principais, acompanhada por vegetais frescos e alimentos fontes de proteínas, como frango, peru, ovo ou peixe.
No caso dos diabéticos, o consumo da batata doce deve ser em pequenas porções e, de preferência, cozida, pois dessa forma o índice glicêmico é menor do que nas versões assada ou grelhada.
Contraindicação da batata doce:
Não há nenhuma contra indicação para o consumo da batata-doce, porque é um alimento com inúmeros benefícios à saúde. Vale lembrar que não devemos exagerar nas quantidades e cuidar a forma do seu modo de preparo, que deve ser preferencialmente cozida, assada, na forma de chips ou saladas.