O fígado gorduroso trata-se do acúmulo de ácidos gordos e triglicerídeos nas células do fígado. O consumo de álcool em excesso é umas das principais causas do famoso “fígado gordo”. Isso acontece porque o fígado é incapaz de quebrar as gorduras adquiridas pelas bebidas alcoólicas.
Então só há duas saídas: a pessoa continua bebendo e sobrecarregando o fígado até ter cirrose ou larga o vício e garante o bem-estar do seu organismo. Há quem leve na brincadeira e ignore o sofrimento do fígado. No entanto, esse órgão desempenha funções vitais no corpo humano, como neutralizar e destruir as toxinas.
Pense num verdadeiro filtro, que ajuda a remover substâncias tóxicas do sangue, causadas por drogas e alimentos! Além disso, ele produz a bile, que quebra a gordura no sistema digestivo.
Infelizmente, você pode sofrer desse mal sem sequer ter experimentado bebidas alcoólicas, quando ocorre uma “doença hepática gordurosa não alcoólica”. Neste caso, o fígado não metaboliza a gordura como deveria, fazendo com que ela se armazene nos tecidos.
A causa pode ser provocada pelo estilo inadequado de alimentação, uma vez que a maioria dos doentes está acima do peso.
Tratamento caseiro para gordura no fígado:
Um tratamento caseiro para gordura no fígado que funciona muito bem como remédios caseiros para aliviar os sintomas de fígado gordo são os chás, especialmente quando usados para completar o tratamento médico. Confira alguns:
1. Chá verde:
Alguns estudos mostram que o chá verde, conhecido cientificamente de Camellia sinensis, possui compostos fenólicos na sua composição, como a epigalocatequina, que tem propriedades antioxidantes, ajudando a diminuir o colesterol ruim e os triglicerídeos, que podem se acumular no fígado, causando ou piorando o grau de fígado gordo.
Além disso, o consumo de chá verde pode ajudar a reduzir as enzimas do fígado, ALT e AST, que normalmente estão aumentadas quando há gordura no fígado.
O chá verde pode ser utilizado na forma de chás, infusões ou extrato natural, e deve ser utilizado com orientação médica pois o uso em excesso pode causar efeito contrário e prejudicar o fígado.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
- Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos.
- Coar ou retirar o sachê e beber em seguida.
- Este chá pode ser consumido de 3 a 4 xícaras ao dia, ou conforme orientação médica.
O chá verde não deve ser consumido por crianças, por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Assim como deve ser evitado por pessoas que têm alterações na tireoide, úlcera gástrica, gastrite ou anemia.
Além disso, por conter cafeína, deve-se evitar tomar o chá verde no fim do dia ou em quantidade superior à recomendada pois pode causar efeitos colaterais como insônia, irritação, sensação de queimação no estômago, cansaço ou alterações no batimento do coração.
Pessoas com pressão alta podem consumir o máximo de 3 xícaras de chá verde por dia, que deve ser sob orientação de um médico, pois o chá pode atrapalhar o efeito de medicamentos para controle da pressão arterial.
2. Chá de boldo:
O boldo é um excelente remédio caseiro para tratar fígado gorduroso ou fígado inchado, pois possui propriedades que melhoram a secreção da bile, que é produzida pelo fígado, aliviando sintomas como enjoo, dor e desconforto abdominal.
Ingredientes:
- 2 folhas de boldo;
- 1 copo de água.
Modo de preparo:
- Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos.
- Apague o fogo, deixe amornar, coe e beba a seguir, sem adoçar, de 3 a 4 vezes ao dia.
- Para uma maior concentração de propriedades terapêuticas, recomenda-se tomar o chá logo após o seu preparo.
Dependendo dos sintomas de problemas no fígado, recomenda-se seguir este tratamento caseiro por 2 dias. Mas, se os sintomas persistirem ou se agravarem, o ideal é ir ao hospital rapidamente, pois pode ser algo mais grave.
Exercícios diários para gordura no fígado:
A prática diária de exercícios físicos em conjunto com um tratamento natural para gordura no fígado promovem excelentes resultados, contribuindo para manutenção de um peso corporal adequado, bem como combatendo a obesidade.
Os exercícios também promovem o aumento da sua taxa de metabolismo que ajuda a manter a função hepática adequada.
Recomenda-se ao menos 30 minutos de exercícios, todos os dias. Se você é novo com exercícios, comece com um regime de exercícios de baixo impacto e, aos poucos, incorpore exercícios de alto impacto.