Nosso corpo tem um jeito de avisar quando as coisas não estão certas. Normalmente, o que as pessoas notam é uma diferença na forma regular como o corpo funciona. Dores de cabeça repentinas e dores no estômago, por exemplo, chamam nossa atenção rapidamente.
Isso também é verdade quando se trata de nossos períodos menstruais. Nós os temos há anos, por isso é seguro dizer que estamos sintonizadas com quaisquer mudanças ou irregularidades.
Mas o que essas mudanças em nossos processos menstruais podem significar? Veja agora no Up Saúde alguns dos sintomas associados a menstruação que não são normais.
Sintomas associados a menstruação que não são normais:
1. Cólica intensa:
Desconforto leve é normal durante o período menstrual, mas sofrer de cólicas intensas e debilitantes não deve ser algo com o qual você simplesmente aprende a viver. Existem alguns remédios que devem ajudar, mas se eles não surtirem efeito, é hora de consultar um médico.
Algumas condições, como endometriose e doença inflamatória pélvica, podem causar cólicas menstruais. Considerando o fato de que a endometriose também pode levar a problemas de fertilidade, é importante investigar as cólicas a fundo.
2. Coágulos sanguíneos:
Normalmente, o seu sangue menstrual deve fluir facilmente e os coágulos grandes não são normais. Sim, você pode notar pequenos coágulos de vez em quando, mas, quando são maiores em tamanho, eles não devem ser ignorados.
Por um lado, grandes coágulos podem ficar presos dentro da abertura do útero e obstruir a área, e isso pode causar doenças graves. Além disso, quando seus coágulos são maiores que 2,5 cm, e você percebe isso com frequência, eles podem ser um sintoma de miomas.
3. Sangramento intenso:
Se você está sangrando tanto que você está usando mais de cinco absorventes externos ou internos por dia e o sangue for de uma consistência espessa, então você deve procurar um médico. Esta condição pode ser causada por desequilíbrio hormonal e alguns outros problemas.
4. Escapes:
Os escapes referem-se a um sangramento leve quando você não está no período menstrual. Isso pode acontecer por vários motivos. Seu corpo pode estar reagindo ao estresse. Mas também pode significar problemas mais graves, como miomas uterinos, uma infecção ou complicação na gravidez.
5. Dor aguda na parte inferior das costas:
Muitas mulheres sofrem dores nas costas durante a menstruação, mas quando esta dor é severamente paralisante, ela deve ser investigada. Se você tiver dores nas costas, juntamente com outros sintomas, como dor pélvica, isso pode ser um sinal de problemas mais sérios, como endometriose ou cistos.