Está querendo alisar o cabelo em casa e não consegue? Então esta selagem caseira para alisar o cabelo com certeza vai ajudar você. Além do mais, nós mulheres amamos mudar o visual e o melhor jeito de fazer isto acontecer é mudar os cabelos.
Existem vários procedimentos de beleza que deixam nossos cabelos lindos e maravilhosos, mas, às vezes, em função de muita química utilizada e em períodos curtos entre cada aplicação, o tiro sai pela culatra e acabamos com cabelos ressecados, sem vida, com pontas duplas, sem maleabilidade, enfim, um horror.
Existe uma forma simples de resolver o problema e até mesmo evitá-lo e que você mesma pode fazer em casa. Trata-se de uma selagem térmica feita com uma máscara de reconstrução e queratina, sem nenhum produto químico e que pode ser aplicada de uma a duas vezes ao mês nos cabelos danificados ou a cada 40 dias nos cabelos saudáveis.
Cuide para não usar desvairadamente a queratina, pois isto pode resultar em cabelos endurecidos, quebrados e com pontas duplas. Você encontrará a queratina em casas que oferecem produtos de beleza e deve ser do tipo sem enxágue, pois ela deve permanecer nos cabelos o maior tempo possível para que o efeito de hidratação e proteção térmica seja mais eficiente.
Selagem caseira para alisar o cabelo:
Maizena e leite, esses são os principais ingredientes do alisamento caseiro com Maizena e que não podem faltar na hora de realizar o procedimento em casa. Por isso, pegue um papel e sua caneta e anote certinho todas medidas indicadas para aplicar o alisamento caseiro com Maizena em casa.
Ingredientes:
- 100 ml de leite;
- 1 colher de sopa de Maizena (Você pode usar qualquer marca de amido de milho);
- 2 gotas de óleo coco.
Como Fazer:
- Misture todos os ingredientes em um recipiente até que a maizena fique bem dissolvida no líquido.
- Com esse processo feito, aplique a substância em mecha por mecha nos cabelos.
- Depois de aplicar totalmente por todo o comprimento, separe os cabelos no meio.
- Faça duas grandes mechas na cabeça, todos os fios do lado direito devem ser levados para a parte esquerda, e os do lado esquerdo para a parte direita.
- Você fará um grande X na parte de trás dos seus cabelos.
- Leve a parte dos cabelos de baixo para o couro cabeludo e coloque uma touca na cabeça.
- Deixe o alisamento caseiro com maizena agir por uma hora, depois lave normalmente com shampoo e condicionador e pronto!
Cabelos macios, brilhosos e bem nutridos são resultados proporcionados pelo alisamento caseiro com maizena, sendo uma das melhores opções para quem quer manter os cabelos naturais. O tempo de duração desse tipo de procedimento nos cabelos é de uma semana a 15 dias.
Por isso, não há indicação correta de quantas vezes o método do alisamento caseiro com maizena deve ser feito. Isso dependerá do seu tipo de cabelo, do efeito que você pretende dar a ele e da sua disponibilidade em fazer o procedimento. Vale ressaltar que mesmo fazendo o alisamento caseiro com maizena nos cabelos, aconselha-se continuar hidratações com cremes específicos, cauterizações e outros procedimentos de hidratação e recuperação dos fios.
Dúvidas frequentes:
1. Para quem é indicada a selagem?
A selagem capilar pode ser indicada para todo tipo de cabelo, desde que ele esteja seco ou danificado, precisando de uma boa hidratação. Mas quem tem cabelo cacheado e não deseja alisar, pode usar o secador com difusor para secar bem a raiz e não precisa usar a prancha.
2. Tenho escova progressiva, posso fazer essa selagem?
Sim, essa selagem não tira o efeito da progressiva, até ajuda a manter por mais tempo devido a “selagem” da fibra, no entanto, nunca use shampoo de limpeza profunda quando for lavar os cabelos – porque isso sim contribui com o desgaste e remoção da progressiva.
3. Tenho cabelos coloridos, posso fazer?
Sim, essa selagem não remove a tintura dos cabelos, no entanto, evite o uso de shampoo de limpeza profunda, esse sim colabora com a remoção da coloração.
4. Tem que ser o Maizena, não posso usar um outro tipo?
Não, tem que ser o Maizena, só ele proporciona o melhor resultado de selagem. Já ouvi depoimentos de leitoras que fizeram com outros tipos de vinagres, mas não recomendo o que não conheço ;-).
5. Meu cabelo está muito elástico, danificado, posso fazer?
Não! O ideal é primeiro “repor” a massa capilar perdida dentro da fibra através de reconstruções capilares, após isso, você entra com a selagem para manter todos os nutrientes dentro da fibra.
6. Posso fazer essa selagem com máscara capilar?
O ideal é fazer com o condicionador porque ele “ajuda” a condicionar e selar mais a cutícula capilar. A máscara capilar entra mais com o papel de tratamento (reposição de nutrientes), uma etapa antes da finalização e selagem, no entanto, não há problema algum em usar a máscara caso você não tenha em casa o condicionador.
7. Essa selagem alisa os cabelos?
Não, apenas ajudar a “selar” pontas duplas e proporciona brilho. Se feita com frequência, seguindo um cronograma capilar correto com hidratação, reconstrução, nutrição aonde você coloca essa selagem como complemento de um tratamento: ajuda a “controlar” cabelos muito rebeldes.