Se tem uma coisa que não é nada legal é ter mau cheiro nas axilas, o famoso cecê. O pior é que em alguns casos nem é falta de higiene da pessoa, apenas uma condição física do próprio corpo, nesse caso não há antitranspirante que dê jeito.
A maneira mais tradicional que conhecemos de como tirar o mau cheiro das axilas é usar desodorante e/ou antitranspirantes. Mas o que não temos consciência é que as substâncias que ambos carregam na sua composição são mais prejudiciais do que aliadas no combate ao mau odor.
O desodorante pro corpo apesar de “ajudar”, quando transpiramos, ele gruda na nossa roupa e imobiliza as bactérias nela, o que faz a roupa ficar fedida em poucos minutos de uso e dá aquela vontade de jogar a roupa fora. É muito difícil remover as manchas desodorante, mesmo as invisíveis, mas o mais difícil é remover as bactérias da roupa.
A maioria das bactérias costumam dobrar suas colônias a cada 30 minutos, em 7 horas calcula-se que haja mais de 1 milhão de bactérias colonizadas na nossa roupa. Por isso que os produtos desodorizantes literalmente “tapam o sol com a peneira” e em menos de 1 hora o cheiro na sua roupa retorna ainda mais forte.
O modo mais eficaz de tirar o mau cheiro das axilas é agindo na origem do problema: As bactérias. Para isso existe receitinhas caseiras, eles não permitem a proliferação dessas bactérias nem no seu corpo e nem na sua roupa. Assim eliminando de vez o mau odor e os constrangimentos que vêm junto deles.
Como acabar com o mau cheiro nas axilas:
Se você sofre com esse problema, não se desespere pois nós temos receitinhas caseiras que vão acabar com o mau cheiro das axilas e te fazer ter confiança novamente em levantar os braços, sem medo de matar alguém como mau cheiro.
1. Vinagre:
Devido ao fato de que o odor nas axilas deve-se ao acúmulo de bactérias, é preciso algum elemento que se encarregue de eliminá-las. Um muito eficaz é o vinagre. Para que seu aroma penetrante não o envergonhe, deve ser usado a noite, antes de dormir.
O que fazer:
- Aplique com um algodão ou pano limpo na área, previamente higienizada.
- Pela manha, enxágue bem e lave com sabonete antibacteriano.
2. Água oxigenada:
A água oxigenada tem muitas propriedades e não podemos deixar de ter um vidro com este líquido em casa. Não só serve para os primeiros auxílios de um corte ou ferida, mas também ajuda a eliminar o odor nas axilas e nos pés. Por outro lado, é possível tirar as manchas causadas pelos desodorantes, pela depilação ou por suor.
O que fazer:
- Embeba um algodão com água oxigenada e aplique debaixo dos braços depois de tomar banho.
3. Bicarbonato de sódio:
O cheiro está bravo e você não aguenta mais precisar ficar conferindo o cc toda hora? Uma boa solução é utilizar bicarbonato – substância conhecida por combater cheiros ruins.
O que fazer:
- Assim que suas axilas estejam bem secas depois de tomar banho, espalhe um pouco de bicarbonato e deixe que atue a noite toda.
- Pela manhã, enxague com água morna e lave com sabonete antibacteriano.
Mas preste atenção pra ver se o produto não vai irritar a sua pele!
4. Aloe vera:
Claro que não poderia faltar a babosa nesta lista. É um remédio infalível para aquelas pessoas que costumam transpirar muito em qualquer época do ano; mas, principalmente quando faz calor.
O que fazer:
- Primeiramente, corte um talo de babosa de forma horizontal.
- Em seguida, aplique cada metade debaixo de uma axila.
- Por fim, deixe atuar por uns minutos e retire a penca; mas não enxague para tirar o gel.
- Sentirá frescor no mesmo instante.
Dicas para acabar com o mau cheiro nas axilas:
Estas dicas devem ser adaptadas para cada pessoa porque, muitas vezes, apenas mudar o tipo de sabonete de uso diário é suficiente para reduzir o cheiro do suor. Assim, algumas dicas para tratar o cheiro de suor que podem ser feitas em casa incluem:
- Usar sabonete antisséptico ou antibacteriano, como Protex ou Dettol;
- Secar bem a pele após o banho, utilizando uma toalha macia;
- Evitar comer cebola, alho e comida muito condimentada ou picantes, pois podem aumentar a intensidade do odor corporal;
- Utilizar roupa de algodão e trocá-la diariamente;
- Depilar as axilas ou manter os pelos curtos;
- Usar desodorante antitranspirante diariamente.
Outra dica importante para quem tem cheiro forte de suor na axila é lavar a parte da roupa que fica em contato com a axila com sabão de coco antes de colocá-la na máquina de lavar roupa, pois isso ajuda a eliminar as bactérias que podem permanecer no tecido.
Caso você tenha colocado essas dicas em pratica e não notou uma mudança significativa, é sinal de que o seu caso necessita de acompanhamento médico. Gostou de conhecer essas formas de livrar do fedor nas axilas? Então, aproveite para compartilhar esse material com seus amigos nas redes sociais!