A candidíase é uma infecção causada pela proliferação excessiva do fungo do gênero Candida, principalmente na região genital, mas também pode acontecer em outras partes do corpo, causando sintomas como dor e ardor ao urinar e coceira. Essa infecção pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres e o tratamento pode ser feito com o uso de pomadas ou medicamentos com propriedades antifúngicas.
É importante consultar o médico para que seja feito o tratamento contra a candidíase, no entanto, é possível aliviar os sintomas e promover a eliminação do fungo por meio de medidas naturais, como o banho de assento com bicarbonato, por exemplo. Isso porque o bicarbonato ajuda a deixar a região genital menos ácida, o que faz com que o fungo não tenha todas as condições ideais para o seu crescimento.
Banho de assento com bicarbonato:
O banho de assento de bicarbonato de sódio é ótimo para combater a candidíase, pois ajuda a alcalinizar o pH da vagina mantendo-o em cerca de 7.5, o que dificulta a proliferação das espécies de Candida, principalmente Candida albicans, que é a principal espécie associada a essa doença.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio;
- 1 litro de água morna fervida.
Modo de preparo:
- Basta misturar os 2 ingredientes e utilizá-lo para fazer um banho de assento e lavagens genitais.
- Para tal, primeiro lave a região com água corrente e depois lave com a água com o bicarbonato de sódio.
- Uma boa dica é colocar esta solução no bidê ou numa bacia e permanecer sentada, em contato com esta água por aproximadamente 15 a 20 minutos.
- Recomenda-se realizar este banho de assento por 2 vezes ao dia, enquanto persistirem os sintomas.
O bicarbonato de sódio pode ser substituído por bicarbonato de potássio ou o citrato de potássio, pois possuem a mesma atividade e, consequentemente, têm o mesmo objetivo.
Quem sofre com candidíase crônica, ou candidíase recorrente, ou seja, sofre com a doença mais de 4 vezes por ano, pode pedir ao médico uma receita de bicarbonato de sódio 650 mg para tomar de 6 em 6 horas, se não puder fazer as lavagens por estar numa viagem, por exemplo.
Dicas durante o tratamento:
Alguns cuidados no tratamento para candidíase incluem:
- Ter boa higiene corporal, mantendo a região íntima bem seca;
- Não ter contato íntimo sem preservativo;
- Utilizar roupa de algodão pouco apertada;
- Evitar o uso desnecessário de remédios, especialmente antibióticos;
- Beber bastantes líquidos;
- Dar preferência para verduras, legumes e fruta;
- Evitar o consumo de álcool, açúcar e alimentos gordurosos.
Estes cuidados ajudam a tratar e a prevenir o surgimento de candidíase, podendo ser usados por homens e mulheres de qualquer idade.