A dieta da maçã consiste em comer uma maçã antes de todas as refeições para diminuir o apetite. A maçã é uma fruta que além de ser rica em fibras tem poucas calorias e é por isso que ajuda a emagrecer, mas para que a dieta da maçã funcione ela tem que ser acompanhada por uma alimentação saudável.
Os alimentos permitidos na dieta da maçã são cereais integrais, lácteos desnatados, frutas, legumes e verduras, carnes magras, ovo e pescado. Faça uma refeição a cada 3 horas e coma uma maçã com a casca 15 a 30 minutos antes da refeição.
Os alimentos proibidos na dieta da maçã são produtos de pastelaria, salgados, refrigerantes, alimentos fritos e açucarados. A maçã que se ingere antes da refeição não pode ser substituída por suco de maçã.
Benefícios da dieta da maçã:
A maçã é um fruto que traz inúmeros benefícios ao organismo. Além disso, é um alimento que obriga o organismo a gastar muita energia na sua digestão, o que ajuda a aumentar o metabolismo, e dessa forma, a queimar mais calorias.
Ao comer uma maçã antes de cada refeição principal, estará a reduzir o apetite, além de ajudar a elevar o metabolismo, promovendo a perda de peso. Nesta dieta deverá então comer uma maçã inteira, com casca, antes café da manhã, almoço e jantar, e optar por esta fruta para o lanche da tarde ou da manhã. Confira de seguida um exemplo de menu diário.
Menu diário da dieta da maçã:
A dieta da maçã é uma dieta que tem como base este fruto, e que ajuda a perder peso de uma forma rápida e sem passar fome. Nesta dieta, a regra principal é comer uma maçã inteira meia hora antes de cada refeição principal, como café da manhã, almoço e jantar.
- Café da manhã: maçã inteira (30 minutos antes), duas fatias de pão integral com queijo, e um copo de leite com café.
- Lanche da manhã: uma maçã e um iogurte.
- Almoço: maçã inteira (30 minutos antes), um file de frango grelhado acompanhado por 3 colheres de arroz integral e uma salada de alface e tomate, temperada com azeite e vinagre balsâmico.
- Lanche da tarde: uma maçã inteira, uma torrada com uma camada fina de doce e chá.
- Jantar: maçã inteira (30 minutos antes), um lombinho de pescada cozido, acompanhado por um prato de legumes e batatinhas cozidas, regadas com um fio de azeite.
Dicas para dieta da maçã:
Algumas outras dicas que são importantes seguir são:
- Beba pelo menos 2,5 litros de água por dia;
- Não pule refeições, pois isso contribui para a compulsão alimentar;
- Caso sinta desconfortos ou mal estar, interrompa a restrição alimentar imediatamente e procura assistência médica;
- Priorize a sua qualidade de sono, o descanso é fundamental para você garantir eficiência nas atividades diárias;
- Não coma alimentos gordurosos, frituras, doces, bebidas alcoólicas e refrigerantes, pois reduzirá a eficiência da dieta.
Além disso, não adote ou indique essa dieta sem uma avaliação e acompanhamento médico, as pessoas possuem características individuais, ou seja, suas necessidades não serão iguais às de outras pessoas;