O alecrim é uma planta querida por muita gente. Possui uma grande variedade de benefícios para a saúde, por isso é bastante procurado. Além disso, também pode ser usado em drinks e pratos deliciosos. Que tal tê-lo na sua horta em casa sempre que necessário? Aprenda como plantar alecrim e confira dicas para cultivá-lo.
Como plantar alecrim em vaso:
Com vários benefícios para a saúde e muitas outras utilidades, o alecrim é uma boa planta para cultivar em casa e ter por perto sempre que precisar. Confira o passo a passo de como plantar alecrim!
- O indicado é utilizar vasos de, pelo menos, 20 cm de diâmetro e 30 cm de altura. Uma boa dica é utilizar os Vasos Empilháveis, que apresentam estrutura adequada e que irão ajudar a ornamentar o ambiente.
- Escolha se vai plantar semente ou muda. As sementes costumam ser mais demoradas e difíceis de plantar. Para quem está iniciando na jardinagem, plantar uma mudinha é a melhor escolha.
- Prefira solos secos, embora o alecrim tenha flexibilidade na adaptação do plantio. O ideal na hora de definir como plantar alecrim em vaso é optar por um solo leve e bem drenado, com característica areno-argilosa, pH neutro ou levemente alcalino.
- Procure um lugar bem iluminado para colocar o vaso e deixar a plantinha crescer. Ela vai precisar de muita luz diariamente. Ainda, é indicado evitar lugares com excesso de umidade.
O alecrim é aquele “filho independente”, que não precisa de muito mimo para crescer e se desenvolver. Além disso, se você regar muito essa planta, ela poderá não resistir. Então, a dica é regá-la, no máximo, duas vezes por semana com dois dias de intervalo (claro, sempre observando se essa rotina está sendo benéfica para a sua plantinha). O importante é que o solo permaneça úmido, mas não encharcado.
Dicas que vão te ajudar na hora de plantar alecrim:
Cultivar alecrim é simples. Mas, assim como toda planta, ele necessita de alguns cuidados para que cresça saudável e bem bonito. Confira dicas!
- Luz: o alecrim gosta de luminosidade, por isso é importante que ele receba diariamente pelo menos 3 horas de luz solar direta.
- Rega: não exagere na água. O alecrim não gosta de excesso de umidade, regar de duas a três vezes por semana já é suficiente.
- Poda: depois de um tempo do plantio, faça podas para que sua planta permaneça sempre bonita e saudável.
- Tipo de solo: na hora de plantar, dê preferência a locais com solo leve e bem drenado.
- Onde plantar: cultive o alecrim em vaso grande, para que ele tenha bastante espaço para se desenvolver.
- Adubo: sempre adube o alecrim. Isso vai mantê-lo mais bonito, forte e saudável.
De maneira fácil e com os cuidados necessários, você consegue plantar alecrim e desfrutar dos seus benefícios em casa. Gostou das dicas e de tudo que aprendeu?