A pele da virilha é uma região extremamente sensível do corpo humano. Quando alguma dermatite ou doença a atinge, o próprio atrito constante de peças íntimas, calça jeans e demais tecidos grossos na região ajudam a deixá-la ainda mais irritada, vermelha e frágil.
Para saber como proceder quando reparar o aparecimento de bolhas ou micoses na sua virilha (ou até mesmo do seu parceiro ou parceira), continue lendo o artigo do Up Saúde e descubra: bolhas na virilha, o que pode ser? Podem ser DST? Abordamos tanto a bolha na virilha masculina como a feminina!
Além disso, as bolinhas vermelhas na virilha geralmente são associadas ao pelo encravado. Apesar de ser mesmo o caso na maioria das vezes, existem outras condições de pele que podem provocar esta reação, podendo prejudicar o diagnóstico e tratamento correto.
Bolha na virilha:
De acordo com a dermatologista, os problemas de saúde que podem provocar o aparecimento de pontinhos avermelhados na virilha da mulher e homens são:
Foliculite:
Também conhecido como pelo encravado, é o problema mais comum nessa área. Ele acontece quando o pelo que está crescendo não consegue ultrapassar completamente a pele, então se curva, penetrando novamente sua camada mais externa, causando inflamação e ficando mais exposto a bactérias. A depilação com cera, lâmina ou pinça é uma das principais causas. Geralmente, os pelos encravados são decorrentes do fator anatômico dos pelos de algumas áreas do corpo, como a barba e a virilha, que podem ser recurvados.
Alergia:
Outro problema possível na região são as reações alérgicas, que podem ser ao absorvente externo, sabonete íntimo, lenços umedecidos, ou, ainda, tecido da calcinha (principalmente se for sintético).
Hidradenite:
Em termos simplificados, é uma espécie de foliculite ou cravo mais grave, que ocorre devido à obstrução do folículo. Ainda, que a espinha na virilha não é comum e que, muitas vezes, as pessoas confundem esta condição com a foliculite devido ao aspecto similar.
Furúnculo:
Trata-se de uma infecção bacteriana. Em alguns casos, a manipulação do pelo encravado leva ao agravamento do quadro, que evolui para o furúnculo.
Abscesso:
É um acúmulo de pus que causa inchaço e inflamação. Na maioria das vezes, é uma complicação do furúnculo.
Como tratar a bolha na virilha:
O tratamento para foliculite deve ser feito com pomadas antibacterianas. Em alguns casos, é necessária a administração de antibióticos via oral. Para tratar alergias, são usadas pomadas anti-inflamatórias. É necessário suspender o uso do produto que causou a reação. Já as condições mais agravadas, que são o furúnculo, abscesso e hidradenite, requerem o uso de medicamentos antibióticos. Os abscessos também podem ser drenados.
Quando devo procurar um médico?
Os pelos encravados se curam espontaneamente. Por isso, se você observar que a inflamação não melhorou depois de três dias, é necessário consultar um dermatologista, pois pode se tratar de uma infecção. A diferenciação pelo aspecto é difícil. O ideal é procurar a ajuda de um especialista, que irá analisar o caso e prescrever o tratamento indicado.