Não é de hoje que o gengibre faz parte do cardápio dos brasileiros. O gengibre é uma planta medicinal reconhecida por suas propriedades digestivas além de inúmeros outros benefícios para a saúde.
No brasil, a especiaria é muito consumida diariamente no preparo de pratos e em chás para combater constipações, gripes e resfriados. Além disso, a planta originária da China e da Índia foi difundida em todo o mundo, sendo utilizada tanto como medicamento quanto como tempero. Porém, seus benefícios vão muito além disso.
O gengibre possui propriedades antieméticas, ou seja, pode ser utilizado para evitar vômito. Além disso, atua como antioxidante e anti-inflamatório, podendo prevenir doenças como câncer cólon-retal e úlceras no estômago. Vamos conhecer algumas propriedades dessa raiz e entender como o consumo moderado pode ser benéfico para o organismo.
Benefícios ao Consumir Gengibre:
Se você ainda não tem o hábito de comer gengibre, ou se nem sabe do que se trata, está na hora de saber. Confira abaixo a lista de benefícios que o gengibre oferece ao corpo e à saúde, e como ele também pode ajudar a preservar a sua beleza.
- Auxiliar no emagrecimento: O gengibre contém gingerol, que é um composto bioativo com propriedades termogênicas, que acelera o metabolismo e estimulam a queima de gordura corporal, promovendo o emagrecimento.
- Eliminar náuseas: Se você tem problemas de digestão ou mesmo enjoos, pode mastigar um pouco de gengibre ou mesmo acrescentar um pouco de gengibre no chá.
- Aliviar a dor: O gengibre ajuda a curar processos inflamatórios, até mesmo dores musculares após um treino intenso, dores menstruais e relacionadas com a artrite.
- Estimular o cérebro: O uso de gengibre retrasa o envelhecimento e diminui a morte de células cerebrais. Também ajuda a combater doenças neurodegenerativas, em particular Alzheimer e Parkinson.
- Prevenir o envelhecimento: O gengibre contém uma grande quantidade de antioxidantes, acelera os processos de renovação e elimina toxinas.
- Combater o colesterol: A ingestão regular de gengibre normaliza o nível de colesterol e açúcar no sangue e reduz significativamente o risco de possíveis complicações.
Além disso, por conter boas quantidades de zingibereno, curcumeno, farneseno e gingerol, compostos bioativos que possuem atividades antioxidantes, o gengibre ajuda a combater o excesso de radicais livres no organismo, impedindo o desenvolvimento e a multiplicação de células cancerígenas.
Como usar o gengibre:
O gengibre é muito utilizado para o preparo de chás, porém, é um alimento muito versátil que pode ser utilizado em diversos tipos de preparações, inclusive culinárias, pois possui um sabor levemente picante que ajuda a temperar os alimentos.
Para preparar o chá de gengibre, coloque entre 2 a 3 cm de raiz de gengibre em uma panela com 180 ml de água e deixe ferver por 5 minutos. Outra forma de preparar o chá é com 1 colher de gengibre ralado em 180 ml de água quente, cobrindo-o e deixando em infusão por 5 minutos. Em seguida, deve ser coado e bebido até 3 vezes ao dia.
Efeitos colaterais do gengibre:
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ser causados pelo gengibre incluem dores de estômago e sonolência, mas geralmente só ocorrem quando consumido em excesso. O gengibre está contraindicado para pessoas alérgicas e para aquelas que utilizam remédios anticoagulantes, como a varfarina, porque pode aumentar o risco de hemorragias.
Além disso, pessoas com pressão alta e que usam medicamentos para controlar a pressão só devem consumir gengibre de acordo com orientação médica, pois ele pode interferir com o efeito do remédio, descontrolando a pressão. Durante a gravidez, a dose máxima de gengibre deve ser de 1g por dia e por um intervalo máximo de 3 dias seguidos.