Alimentos Para Baixar o Excesso de Açúcar no Sangue (glicose)

PUBLICIDADE

Quer saber quais são os alimentos para baixar o excesso de açúcar no sangue (glicose)? Um dos passos mais importantes no tratamento da diabetes e sua prevenção é a alimentação.

Para diminuir os níveis de açúcar no sangue é importante ter atenção à alimentação, dando preferência aos alimentos integrais e evitando o excesso de carboidratos e de açúcar, e praticar atividade física de forma regular, pois assim é possível evitar picos de glicemia e o acúmulo de açúcar na circulação.

O excesso de açúcar no sangue, cientificamente chamado hiperglicemia, ocorre quando a taxa de glicose sanguínea em jejum está acima de 100 mg/dL, situação que se for persistente pode trazer consequências ruins ao funcionamento dos órgãos. Conheça alguns alimentos que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue:

Alimentos para baixar o excesso de açúcar no sangue:

Alguns alimentos são capazes de reduzir o açúcar no sangue e, por isso, excelentes para pessoas que precisam evitar picos de insulina, por exemplo. Além disso, eles auxiliam na diminuição dos riscos de desenvolver diversas doenças, como diabetes, obesidade e problemas no coração.

PUBLICIDADE

Pera:

A pera tem um baixo índice glicêmico e é rica em fibras dietéticas, que controlam as taxas de glicose e colesterol no sangue. Mas não esqueça que o ideal é não tirar a casca na hora de comer, assim você aproveita todos os benefícios.

Ovos:

Os ovos, contrário ao que já foi erroneamente propagado, são ideais para a redução de açúcar no sangue, porque são fontes de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Frutas cítricas:

Embora muitas frutas cítricas sejam doces, elas são consideradas de baixa glicemia e, por isso, não aumentam a taxa de açúcar no sangue. As laranjas e toranjas possuem fibras, além de compostos vegetais como naringenin, que é um polifenol com propriedades antidiabéticas poderosas.

Brócolis:

Melhor consumir brócolis, picado ou moído, a fim de evitar a reação entre o composto glucosinolato e a enzima mirosinase. O suco de brócolis tem efeito antidiabético, pois ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina, reduzindo, consequentemente, o excesso de açúcar no sangue, além dos marcadores de estresse oxidativo.

PUBLICIDADE

Frutos do mar:

Os frutos do mar mais indicados para ajudar a reduzir a taxa de açúcar no sangue, são peixes e mariscos, fontes de proteína, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e antioxidantes. Esses alimentos retardam a digestão, porque evitam os picos de açúcar no sangue após a refeição, além de equilibrar a perda excessiva de gordura corporal.

Chia:

O consumo diário de sementes de chia já foi comprovado que reduz o açúcar no sangue, devido à melhora da sensibilidade à insulina. Por isso, a chance de contrariar diabetes fica mais difícil.

Abacate:

O abacate é rico em gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais. Estudos descobriram que a fruta, além da redução do açúcar na corrente sanguínea, protege contra o desenvolvimento da síndrome metabólica, conjunto de condições que inclui a pressão alta e outras doenças cardíacas.

Outras maneiras de baixar o excesso de açúcar no sangue:

Ingerir uma dieta saudável e equilibrada é fundamental. Estratégias adicionais para ajudar a diminuir ou gerir os níveis de açúcar no sangue incluem:

PUBLICIDADE
  • Manter-se hidratado – água de preferência;
  • Exercitar-se regularmente;
  • Comer pequenas porções com mais frequência;
  • Não saltar refeições;
  • Gerir e reduzir o stress;
  • Manter peso corporal saudável.

Mas atenção, as alterações na dieta devem ser sempre discutidas com o seu médico.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *